Renato precisa driblar enorme PROBLEMA para Grêmio ser campeão do Brasileirão
Como estão os ajustes no esquema defensivo do Grêmio?
O Grêmio vem enfrentando dificuldades persistindo no Brasileirão deste ano, encarando obstáculos principalmente no sistema defensivo. Com 50 gols tomados em 34 rodadas da competição, a defesa do Tricolor Gaúcho é uma das coisas que mais tem preocupado os torcedores e técnicos. O time só conseguiu evitar gols em sete partidas, todas jogadas em casa. Fica apenas atrás de América-MG, Coritiba e Santos na lista das defesas mais vazadas.
Leia mais:
Grêmio bola estratégia OUSADA para salvar o gramado da Arena
É oficial: Direção do Grêmio abre o jogo sobre a contratação de Edenilson
O técnico Renato Portaluppi tem tentado minimizar a preocupação com os problemas defensivos. Ele argumenta, com uma visão pragmática, que o importante é que o time continue na disputa pelo título ou por uma vaga na Libertadores. Em seu próprio estilo, Portaluppi declarou após uma vitória contra o Palmeiras:
“Dane-se. Eu quero que tenha a última (zaga mais vazada), desde que esteja lá na frente, brigando pelo título ou por uma vaga na Libertadores”, pontuou.
O treinador já buscava uma solução para a dificuldade na defesa. Tentou usar a estratégia de colocar três zagueiros, porém sem sucesso. A situação com Pedro Geromel e Walter Kannemman não foi diferente. Em todas as seis partidas que atuaram juntos, o Tricolor sofreu gol em cinco delas, exceção apenas para a vitória contra o Cruzeiro.
O ataque, a salvação do Grêmio?
Se em um lado o time enfrenta dificuldades, no outro, ele brilha. Comandado por Suárez, o ataque do Grêmio é o mais positivo do Brasileirão, já tendo feito 57 gols. Como Renato já declarou: “Eu gosto do futebol ofensivo, do futebol bem jogado e isso o meu time faz. A gente se expõe, mas a gente cria e faz muito gols também”. O poder ofensivo do time se torna essencial para somar mais pontos e não ser ultrapassado nos jogos fora de casa.
O Grêmio se mantém na terceira colocação do Brasileirão, com 59 pontos, enquanto o Galo Mineiro está na quinta posição, com 57. Suárez, por outro lado, já soma mais gols pelo Grêmio do que em temporadas recentes no Uruguai e na Espanha, mostrando que é um valioso reforço para o time.
Imagem destaque: Gustavo Langer/Portal do Gremista