Você sabia? Renato já treinou o Athletico-PR e se envolveu em polêmicas
A grande conexão entre Renato Portaluppi e Grêmio faz com que, por vezes, alguns se esqueçam de suas outras passagens na carreira simplesmente porque nenhuma será tão marcante e com presença tão forte como quando ele passa pelo tricolor gaúcho. Inclusive, Renato já treinou o Athletico Paranaense em outra ocasião.
Passagem de Renato Portaluppi pelo Athletico-PR:
Renato já comandou o Athletico-PR em 2011, logo após deixar o Grêmio em sua primeira passagem pela casamata do clube. O ídolo gremista assumiu após a demissão de Adilson Batista e encontrou o time paranaense na na penúltima colocação do Campeonato Brasileiro. Só que sua estadia no Paraná não durou muito tempo.
O time saiu da zona de rebaixamento posteriormente e aos méritos de Renato que teve certo destaque por ter conseguido recuperar o futebol do lateral-direito Edilson, dos volantes Cleber Santana e Kleberson e do meia Marcinho. Só que o treinador vivia tecendo críticas à direção da época e alguns funcionários. Renato inclusive chegou a afastar o então psicólogo do time profissional, Gilberto Gaertner, porque afirmava que o melhor psicólogo para o grupo era ele mesmo.
Ao ser eliminado da ul-Americana para o Flamengo e, após uma derrota na Arena da Baixada para o Atlético-MG, que recolocou o Athletico-PR na vice-lanterna do Brasileirão, Renato optou por pedir demissão. Na sequência, o Furacão foi rebaixado.
