Resumão: como foi o primeiro turno do Grêmio na Série B
Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Com o empate em 1 a 1 diante do Brusque na última terça-feira (19), fora de casa, o Tricolor Gaúcho fechou o primeiro turno da Série B. O clube encerrou a primeira etapa com motivos bons a comemorar e motivos que devem ser trabalhados para a metade final da competição, que facilitará o acesso a Série A do Brasileirão.
Bom retrospecto em casa
Com os 33 pontos conquistados dos 57 possíveis, a Faculdade de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) projetou que o Grêmio terminou a primeira parte da Série B com 69,1% de chances de voltar a elite do futebol nacional.
Foram oito vitórias, nove empates e apenas duas derrotas, tendo a melhor defesa da Série B até aqui com apenas seis gols sofridos, além de estar sustentando a série invicta de 13 jogos sem perder e um aproveitamento de 57,9%. Os embates em casa foram o grande trunfo neste primeiro turno, com sete vitórias e uma derrota jogando na Arena do Grêmio.
Grêmio Série B: baixo desempenho como visitante
Contudo, nem tudo são flores ao redor da Arena do Grêmio. Apesar de ter ficado os pés no G4 da competição, estando dois pontos atrás do Vasco, segundo colocado, apenas a um do Bahia, o terceiro na tabela, e aberto uma folga de cinco pontos de vantagem para o Tombense, quinto colocado, o Tricolor Gaúcho tem algumas inconsistências para melhorar.
A mais evidente delas é a irregularidade fora de casa. Os comandados de Roger Machado jogaram 10 vezes como visitantes no primeiro turno da competição e teve uma vitória, uma derrota e oito empates e foram a equipe com o segundo pior ataque em jogos fora de casa, com apenas quatro gols feitos.