Resumão da visita à Arena: Portal do Gremista traz com exclusividade o que foi tratado na reunião
Confira os principais pontos abordados pela Arena
Arena do Grêmio reúne a imprensa antes de retorno
O Portal do Gremista esteve presente na última reunião da Arena do Grêmio com a imprensa, que ocorreu na tarde de ontem (29), nas dependências do estádio. Em processo de volta, o local receberá o jogo do Imortal contra o Atlético-MG, no próximo domingo (1° de setembro), pelo Brasileirão.
Mauro Araújo, Presidente da Arena, e Paulo Rossi, Diretor de Operações, receberam os comunicadores presentes e deram a oportunidade dos profissionais realizarem diversas perguntas sobre o retorno da casa gremista. Além de mostrar as reformas do estádio, a dupla esclareceu diversas dúvidas acerca do processo de reestruturação da Arena. Confira os principais pontos abordados:
- O longo tempo de reforma da casa tricolor se justifica na medida em que os estragos no estádio foram muito grandes, necessitando de todo um processo burocrático para viabilizar recursos com o seguro contratado (um dos melhores do mundo, a Zurich, segundo Mauro Araújo). Além disso, a maioria dos materiais da reforma são importados, o que aumenta ainda mais a demora para o retorno.
- O Presidente da Arena ainda explicou que os prejuízos foram muito maiores que os detectados no Beira-Rio, por exemplo. De acordo com ele, o estádio do Grêmio ficou mais de um mês alagado, enquanto a casa colorada ficou quase duas semanas.
- A Arena provavelmente voltará a funcionar 100% somente no final de 2023 ou início de 2024.
- O estádio poderá voltar a receber jogos noturnos possivelmente no dia 22 de setembro, quando o Tricolor enfrentará o Flamengo. Será necessário realizar uma troca dos refletores e um aumento da geração de energia, que no momento é feito por máquinas contratadas.
- Segundo Mauro Araújo, o Grêmio não entendeu a gravidade dos estragos da Arena. Por conta disso, o Imortal cobrou publicamente a gestora do estádio para que fosse dado uma data de retorno, mesmo que isso não fosse possível naquele momento.
- Alguns locais da Arena, como o auditório, não foram reformados ainda por conta do processo de prioridade que a gestora está dando para arrumar outros espaços. As reformas são feitas de acordo com prioridades, visto que o seguro só disponibiliza fundos para as obras de forma calculada e seguindo alguns passos.
- A administração do estádio decidiu substituir o antigo gramado por uma nova variedade, a grama zeon. A ideia era que essa grama oferecesse uma superfície de qualidade superior, mas surgiram novos desafios. O grande problema está na necessidade de luz solar para o crescimento e manutenção da grama. A cobertura da Arena do Grêmio, projetada para proteger os espectadores das chuvas por exemplo, não permite que o gramado receba a luz solar necessária. Por isso, a gestão está considerando uma solução intermediária: um gramado misto, que combina grama sintética com natural.
Explicação sobre o imbróglio entre Grêmio/Arena. As justificativas da Arena para o atraso na volta/reforma: burocracia, seguro, materiais importados e estrago/prejuízo financeiro no estádio (bem mais que no Beira-Rio). Não me convence muito, mas deu pra esclarecer alguns pontos pic.twitter.com/O8llgMzYcm
— Daniel Vidal (@danielpevidal) August 28, 2024
Leia mais:
Grêmio é eliminado de mais uma competição em 2024
Grêmio hoje: Renato Portaluppi com propostas, gramado da Arena preocupa, Cristaldo e mais
Jogo confirmado para a Arena
Nesta segunda-feira (26), a Arena do Grêmio confirmou que a partida contra o Atlético-MG será no estádio, às 11h. A mudança no horário foi uma solução para os problemas com energia elétrica, que ainda impedem o uso dos refletores no estádio.
Além disso, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) também oficializou o jogo na casa tricolor, tranquilizando o clube gaúcho. Após a vitória por 1 a 0 sobre o Criciúma no último domingo (25), o Imortal terá uma semana completa para se preparar para o confronto, que terá cerca de 12 mil ingressos disponibilizados para os torcedores gremistas.
Imagem destaque: Daniel Vidal/Portal do Gremista