Portal do Gremista
Confira as últimas notícias sobre o Grêmio, como jogos, contratações, vendas, rumores, e tudo que você precisa saber sobre o tricolor gaúcho.

- Publicidade -

Retrospectiva do Grupo de Transição do Grêmio em 2021

Confira os números e os principais momentos do time de transição do Tricolor nesta temporada

0

- Publicidade -

O Grupo de Transição do Grêmio vem entregando bons jogadores ao elenco principal nos últimos anos. No entanto, este ano a categoria foi além e trouxe, além da confirmação de muitos valores individuais, uma conquista inédita para o clube.

Com duas competições no calendário, a equipe gremista teve que se dividir em alguns momentos para disputa-las. Entretanto, o foco sempre esteve mais direcionado para o Brasileirão de Aspirantes, campeonato vencido pelo o time – com diversas apresentações de gala.

- Publicidade -

No meio do segundo semestre, o Tricolor passou a disputar a Copa FGF, que já estava em curso quando a equipe estava nas fases finais do competição. Dentro disso, um time alternativo foi a solução, e de fato deu resultado. Todavia, após algumas rodadas, o Tricolor foi se reforçando com alguns outros bons jogadores e chegou a etapa final, mas acabou esbarrando e no primeiro mata-mata da copa e foi eliminado.

Por outro lado, o objetivo principal, que é a promoção de atletas para a equipe principal, foi alcançado.

Elias Manoel, Felipe Scheibig e Pedro Lucas foram figuras marcantes durante a campanha no Brasileirão e foram para o time de cima por puro mérito. Além deles, Ericson, Bitello, Jhonata Varela, Vini Paulista e Wesley podem ser os próximos a figurar no elenco principal, já que foram lineares ao longo de toda a temporada.

Confira a retrospectiva do Grupo de Transição do Grêmio em 2021

- Publicidade -

Como em muitas temporadas nos últimos anos, algumas peças do elenco participaram de jogos pontuais no Gauchão profissional. No entanto, com o passar das rodadas, os principais atletas começaram a entrar em ritmo de jogo e os jovens do Grupo de Transição iniciaram os treinamentos para o Brasileirão de Aspirantes.

A disputa nacional , que se iniciou no dia 10 de junho, contou com a presença de escretes renomados do futebol brasileiro. Equipes como Corinthians, Santos e Fluminense estiveram na última edição e deram uma outra cara a disputa.

Nas primeiras rodadas, o time era comandado por Thiago Gomes. Devido a uma mudança gigantesca nos comandos técnicos da base, o técnico acabou ocupando o cargo de auxiliar permanente no time de cima e cedeu seu lugar para Cesar Lopes.

Sob o comando de Gomes, o time gremista teve um bom aproveitamento. Em quatro jogos, o escrete conquistou duas vitórias, um empate e uma derrota, com destaque para os três pontos conquistados contra o RB Bragantino, que colocaram a equipe na liderança.

Lopes, que até então estava dirigindo o Sub-20, assumiu o Grêmio de Transição na quinta rodada da primeira fase e seguiu até o fim da disputa. Com ele, a equipe mudou o modelo de jogo e passou a ser ainda mais incisiva no ataque.

A conquista do Brasileirão de Aspirantes

Na primeira fase, o Grêmio esteve no Grupo A da disputa, ao lado Corinthians, Ceará, Cuiabá Figueirense, Juventude, Ponte-Preta e Vitória.

- Publicidade -

Com quatro vitórias, três empates e uma derrota, a equipe atingiu os 15 pontos em oitos jogos disputados e se classificou na primeira colocação, com 62% de aproveitamento. Além disso, o Tricolor tinha o melhor ataque da competição com 15 marcados, ao lado do Fortaleza, líder do Grupo B.

Na segunda fase, o Grêmio esteve no Grupo C, ao lado de Ceará, Corinthians e Figueirense e teve mais trabalho para se classificar.

Nos duelos contra Figueira, a equipe até se saiu bem e venceu ambas as partidas por goleada. Inclusive, na primeira partida desta etapa, o Tricolor aplicou uma sonora goleada, a maior da competição, por 9 a 0, com direito a hat-trick de Elias Manoel.

- Publicidade -

Por outro lado, o Timão e o Vozão fizeram embates duríssimos contra o time de Cesar Lopes, que só conseguiu somar cinco pontos em quatro jogos. No entanto, isso foi o suficiente ente para chegar às semifinais.

Nesta fase, o Imortal também terminou com a melhor campanha, somando 11 pontos em seis jogos. Foram três vitórias, dois empates e uma derrota. 18 gols marcados e cinco sofridos. 61% de aproveitamento.

Tricolor teve dificuldades, mas chegou à grande final e venceu a disputa

Contra o Avaí, tanto na Ressacada quanto no CT Hélio Dourado, o Grêmio se desdobrou em campo e precisou de um algo a mais para chegar à decisão. No placar, o Tricolor venceu os dois confrontos por 2 a 1 e chegou à grande final.

- Publicidade -

Já no primeiro jogo da final, o Tricolor foi derrotado na partida de ida contra o Ceará, mais uma vez. Mesmo com 2 a 1 no placar, o gol de Pedro Lucas manteve o Grêmio vivo na disputa.

Na grande final, o time gremista foi superior em quase toda a partida e venceu o Vozão por 4 a 1, com gols de Bitello, Jhonata Varela, Elias Manoel e Pedro Lucas. E comemorou o título inédito com sua torcida em plena Arena.

Nos 18 jogos disputados, o Grêmio acabou vencendo 10, empatando cinco e sofrendo apenas três derrotas. Além disso, foram marcados 42 gols contra 17 sofridos, com Elias Manoel sendo o artilheiro da competição, com 12 gols.

Grupo de Transição do Grêmio na Copa FGF

- Publicidade -

O Tricolor fez parte do Grupo C ao longo da primeira fase, ao lado de São José-POA, Bagé, Riopardense, Rio Grande e 12 Horas, e se classificou com a melhor campanha da chave.

Para a estreia, o técnico Cesar Lopes foi a campo com um time alternativo. Neste período, os principais jogadores estavam envolvidos com as fases decisivas do Brasileirão de Aspirantes.

O grande momento do time neste período aconteceu diante da equipe do Riopardense, quando o Tricolor Gaúcho derrotou o Peixe por 11 a 0, com direito a cinco gols de Rafael Barbosa, principal jogador do time nas rodadas iniciais.

Alternando bons e maus momentos na disputa, Cesar Lopes foi modificando o time rodada a rodada e, quando foi possível, teve o auxílio de Leonardo Gomes – que participou da disputa para recuperar a forma física.

Na rodada final, Grêmio e São José-POA fizeram um duelo valendo a liderança da tabela. Para o embate, Cesar Lopes sacou Rafael Barbosa do time e colocou Bitello como articulador, o que deu resultado. A vitória por 2 a 1, com gols de Kevin e Vini Paulista, fez com que o Tricolor encerrasse a primeira fase na liderança, com 24 pontos somados, mesma pontuação do Zeca.

Porém, nas quartas de final o Tricolor não conseguiu propor o mesmo estilo de jogo adotado ao longo de toda a temporada e teve imensas dificuldades contra o Aimoré.

Tricolor foi eliminado precocemente na competição estadual

No duelo de ida o Grêmio não conseguiu sair da forte pressão na saída de bola e teve grandes dificuldades para criar. Mesmo assim, conseguiu empatar o confronto por 1 a 1, com gols de Wesley e uma atuação acima da média do goleiro Hugo, que salvou o Tricolor em muitos lances.

Mas na partida de volta não teve jeito. O Índio Capilé seguiu sendo superior e venceu o Grêmio pelo placar mínimo, com o gol do centroavante Lucas Silva.

Mesmo eliminado de forma precoce, o Grêmio teve bons números. Em 12 duelos, a equipe venceu oito vezes, empatou apenas um duelo e teve apenas duas derrotas.

Além disso, o time foi mais uma vez protagonista no que desrespeito vocação ofensiva. Ao todo, o Tricolor marcou 40 gols em toda a competição, sofreu outros 10 tentos e conquistou um saldo de gols de 30+.

Contudo, Rafael Barbosa, com 7 gols, e dos atacantes Émerson e Kevin, cada um com 6 gols, foram os principais marcadores do Grupo de Transição do Grêmio na disputa.

Enfim, gostou da notícia?

Então, se inscreva no YouTube e nos siga em nossas redes sociais como o TikTok, Twitter, o Instagram e o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre o nosso Imortal Tricolor.

Imagens: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Comentários do Facebook

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia Mais

SAIBA COMO ESTÁ SE SAINDO OS REFORÇOS DE ROGER MACHADO CONFIRA DATAS E HORÁRIOS DOS JOGOS DO TRICOLOR EM JULHO PELA SÉRIE B CONFIRA TRETA ENTRE LUCAS LEIXA E EDENILSON, FUTURO DE RENATO E MAIS FIQUE POR DENTRO DOS JOGADORES QUE SERVIRÃO PARA REFORÇAR O GRÊMIO APÓS TREINO PESADO, LUCAS LEIVA GANHA DATA PARA ESTREAR NO GRÊMIO