Portal do Gremista
Confira as últimas notícias sobre o Grêmio, como jogos, contratações, vendas, rumores, e tudo que você precisa saber sobre o tricolor gaúcho.

- Publicidade -

Retrospectiva da equipe sub-20 do Grêmio em 2021

Confira como foi a temporada da gurizada do Tricolor

0

- Publicidade -

Após a boa jornada em 2020, a expectativa sobre a equipe sub-20 do Grêmio era de mais um ano de bom futebol. Com nomes como Léo Fenga, Gustavo Martins e Cuiabano, o Tricolor estava bem alicerçado para as disputas desta temporada e performou em bom nível.

No entanto, mesmo com bons números individuais e atletas promissores, os resultados não vieram e duas eliminações precoces fizeram parte do 2021 da equipe.

- Publicidade -

Confira a retrospectiva da equipe sub-20 do Grêmio em 2021

Com a Copinha adiada por conta do agravamento da pandemia do Covid-19, a primeira competição do Tricolor foi o Brasileirão Sub-20, já que participou da Copa do Brasil da categoria.

A competição, que se iniciou em junho, contou com diversas equipes renomadas no cenário nacional. Com o sistema de pontos corridos na primeira etapa, o escrete gremista precisava ficar entre as oito melhores equipes da disputa, mas não conseguiu.

Inclusive, o time, que foi dirigido por Cesar Lopes nas primeiras rodadas, não teve um bom começo. Na estreia, o Tricolor foi derrotado pelo Botafogo por 2 a 0, em pleno CT Hélio Dourado. Na ocasião, o técnico Cesinha foi a campo com uma equipe diferente da que vimos nas rodadas finais do Brasileiro, deixando Rubens, Ronald, Cuiabano e Lucas Kawan no banco.

- Publicidade -

Entretanto, após a derrota na primeira partida, a equipe gremista emendou uma sequência de cinco vitórias consecutivas. Santos, Fortaleza, Flamengo, América-MG e Atlético-GO foram as vítimas de uma equipe que parecia ter se consolidado e encontrado um formato de jogo.

Com a chegada de Guilherme Bossle ao comando técnico da equipe, após a ida de Cesar Lopes para o Grupo de Transição, o time mudou o modelo de jogo. Bossle optou por fixar Cuiabano e Lucas Kawan pelos lados, com Rubens e Léo Fenga no comando do ataque. Assim a equipe se tornou mais rápida, precisa e vertical.

GreNal foi um divisor de águas para a equipe sub-20 do Grêmio no Brasileirão

Mesmo com o empate no GreNal, a equipe seguia com uma boa campanha, e ocupava, momentaneamente, a segunda colocação da disputa.

Mas, apesar do bom momento, as suspensões, lesões e oscilação de alguns atletas importantes fizeram com que a equipe perdesse seu DNA e, consequentemente, a posição na tabela.

Do clássico contra o Internacional, que aconteceu na sétima rodada, até o fim da primeira fase, o Grêmio só conquistou mais três vitórias, empatou outras quatro vezes e foi derrotado mais cinco vezes. Com isso, a equipe não conquistou a classificação e encerrou a primeira fase na 11ª colocação geral, com 29 pontos – a dois pontos do G8.

Porém, muitos nomes conseguiram manter um bom desempenho quando estiveram em campo. Os já citados Ronald e Rubens se tornaram peças fundamentais. Inclusive, o atacante foi o artilheiro do time no Brasileirão Sub-20, com sete gols marcados.

- Publicidade -

O lateral-esquerdo Cuiabano chamou tanto a atenção que chegou a ser integrado no grupo principal para ser avaliado de perto. Na ocasião, o ala foi elogiado pela comissão técnica de Luiz Felipe Scolari, comandante do tricolor no período.

O atacante Léo Fenga, os zagueiros Gustavo Marins e Gustavo Martins e o lateral-direito Lucas Kawan – que saiu da equipe sub-20 no meio da competição para integrar o Grupo de Transição – foram outros bons valores do time. Além deles, o goleiro Thiago Beltrame também foi destaque.

Ao todo, o time gremista atingiu os 50% de aproveitamento na disputa, mas faltou um algo a mais. Em 19 partidas, a equipe conquistou oito vitórias, cinco empates e foi derrotada por seis vezes.

- Publicidade -

No entanto, o quesito bola na rede foi até surpreendente, devido a oscilação do time. O elenco, então dirigido por Guilherme Bossle, balançou as redes por 38 vezes, mas foi vazado por 36 vezes.

Grêmio no Gauchão Sub-20

Para as primeiras rodadas do Gauchão Sub-20, o Departamento de Formação do Grêmio definiu que a equipe Sub-19, treinada por Douglas Rodrigues, seria o time que representaria o Tricolor na disputa.

O Grêmio esteve no Grupo D da competição ao lado de Brasil de Pelotas, FBC Riograndense, Gramadense, Ivoti, Novo Hamburgo e São José-POA.

- Publicidade -

No elenco inicial, nomes como Arthur Viana, Lustosa e Kaká faziam parte da espinha dorsal do time. E por menos experiência que tivessem, fizeram seu papel e cravaram o seu nome na Copa São Paulo, que acontecerá nos próximos dias.

Nos primeiros duelos, Arthur Viana vinha sendo o diferencial ofensivo do time. Inclusive, na estreia do Gauchão Sub-20, contra o Brasil de Pelotas, o atleta foi o autor dos dois gols do Tricolor na vitória por 2 a 0.

Entretanto, mesmo com o bom resultado aplicado no duelo inicial, o time gremista não teve vida fácil na primeira fase. Nos cinco jogos seguintes, o Tricolor conquistou apenas duas vitórias e cinco empates. Destaque para os duelos contra Ivoti e Gramadense, onde o Grêmio venceu com um placar elástico.

Até então, a equipe ainda não havia perdido no Gauchão, mas no duelo do returno contra o Xavante o primeiro tropeço aconteceu. Fora de casa, a equipe de Douglas Rodrigues perdeu por 3 a 2 para a equipe da cidade de Pelotas e viu alguns times se aproximando na tabela.

- Publicidade -

Outros bons destaques deste duelo foram os meias-atacantes Kaká e Messias Teixera, autores dos gols gremistas e que levaram perigo de forma constante.

Mesmo com atletas experientes, equipe sub-20 do Grêmio se despediu precocemente do Gauchão

Algumas rodadas depois, na 11ª rodada, Zinho e Vidmar, jogadores que fizeram parte da campanha no Brasileirão Sub-20, passaram a compor o elenco. Este tipo de ação é comum em todos os Estaduais, e já estava previsto pelo Departamento de Futebol de Base.

Daí em diante, nomes como o goleiro Thiago Beltrame, Lucas Kawan, Gustavo Martins, Gustavo Marins, Cuiabano, Ronald, Velasco, Gabriel Silva, Rubens e Kevin assumiram a titularidade nas últimas três rodadas da primeira fase e deram uma outra rotação ao time.

Classificados e com adversário definido, o Tricolor se preparou para o primeiro mata-mata da disputa. No entanto, as oitavas de final foi o fim da linha para o elenco gremista.

Contra a Apafut, time que sempre marca presença no Estadual em diversas categorias, o Grêmio não se encontrou em campo e foi literalmente encaixotado em alguns momentos do jogo.

No placar, duelo acabou em 1 a 1, com gol gremista anotado por Gabriel Silva. Nas penalidades, a equipe de Flores da Cunha venceu por 7 a 6, com uma grande atuação de Poomer que defendeu dois penais ao longo da série. Destaque para a última cobrança, quando ao arqueiro foi lá no cantinho direito para pegar o chute de Gustavo Marins.

Contudo, mesmo com a eliminação precoce, o Tricolor fez uma campanha positiva. Em 13 jogos, a equipe conquistou sete vitórias, quatro empates e duas derrotas. A equipe marcou 33 gols e sofreu apenas 12 tentos em toda a competição. Além disso, promoveu nomes interessantes para os próximos anos da base do clube, como Ronald Barcellos, Messias Teixeira e Kauan Kelvin – todos inscritos na Copa São Paulo 2022.

Enfim, gostou da notícia?

Então, se inscreva no YouTube e nos siga em nossas redes sociais como o TikTok, Twitter, o Instagram e o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre o nosso Imortal Tricolor.

Imagem: Rodrigo Fatturi / Grêmio

Comentários do Facebook

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia Mais

SAIBA COMO ESTÁ SE SAINDO OS REFORÇOS DE ROGER MACHADO CONFIRA DATAS E HORÁRIOS DOS JOGOS DO TRICOLOR EM JULHO PELA SÉRIE B CONFIRA TRETA ENTRE LUCAS LEIXA E EDENILSON, FUTURO DE RENATO E MAIS FIQUE POR DENTRO DOS JOGADORES QUE SERVIRÃO PARA REFORÇAR O GRÊMIO APÓS TREINO PESADO, LUCAS LEIVA GANHA DATA PARA ESTREAR NO GRÊMIO