De olho no The Strongest: confira o retrospecto do Grêmio em jogos na altitude pela Libertadores
O Tricolor já fez história jogando na altitude
De olho no The Strongest: confira o retrospecto do Grêmio na altitude pela Libertadores
O Grêmio estreia na Libertadores da América 2024 contra o The Strongest, da Bolívia, fora de casa, no próximo dia 2 de abril, às 21h. Já na largada da competição continental, o Tricolor vai encarar os desafios de uma altitude a 3600 metros acima do nível do mar.
Ao todo, o Imortal jogou três vezes acima dos três mil metros no maior torneio da América do Sul. A primeira vez, inclusive, foi no ano do primeiro título da equipe na ‘Liberta’, em 1983, derrotando o Bolívar por 2 a 1 de virada, com gols do atacante Osvaldo e do volante China.
A segunda vez foi no Peru, em 2002, quando o clube gremista enfrentou o Cienciano, à 3399 metros de altitude, e perdeu por 2 a 1 na fase de grupos. Mais tarde, o time comandado pelo técnico Tite chegou até as semifinais da Libertadores, sendo eliminado em semifinal controversa pelo Olímpia, do Paraguai, nos pênaltis.
A terceira e última ocasião até o momento foi novamente diante do Bolívar, em 2003, novamente sob o comando de Tite. Em um jogo de poucas inspirações, o Tricolor Gaúcho foi superado pelo rival boliviano pelo placar de 1 a 0. Nesse ano, a equipe chegou até às quartas de final da competição continental, quando caiu para o Independiente de Medellín, da Colômbia.
Leia mais:
Suárez faz clube lucrar nos Estados Unidos e passagem pelo Grêmio é lembrada
Além da altitude, confira possível dilema para a estreia na Libertadores
A partida contra o The Strongest será disputada em meio às decisões do Gauchão 2024, com o Grêmio podendo estar lá. Diante desse caso, dependendo do resultado do jogo de ida da final do Campeonato Gaúcho, torcedores e comentaristas estão abordando a possibilidade de time reserva no primeiro jogo do clube no torneio continental.
Imagem destaque: Reprodução/YouTube/Conmebol