Rival do Grêmio, Fluminense é exemplo de campanha mitológica
Afundado na zona do rebaixamento, em 19º lugar no Brasileirão, o Grêmio tem mais de 90% de chance de cair, segundo os matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Entretanto, existem exemplos de times em situação até pior do que essa e que conseguiram se salvar do rebaixamento.
Em 2009 o Fluminense conseguiu um dos maiores feitos da história do Brasileirão, o time chegou a ter 99% de risco de rebaixamento, e guiado por Fred, conseguiu escapar da queda. Além disso, na temporada seguinte o patrocinador investiu pesado e eles foram campeões do Campeonato Brasileiro.
A equipe vinha de anos traumáticos, com o vice da Libertadores para a LDU, em 2008, com um timaço que contava com Thiago Silva, Thiago Neves, Dodô e Washington, e no ano seguinte, novamente um vice para a LDU, dessa vez na Copa Sul-Americana. Na 25ª rodada, tomaram 5 a 1 do Grêmio e estavam 9 pontos atrás do último fora do Z4.
Nas 11 rodadas finais, eles conseguiram sete vitórias e quatro empates, permanecendo na Série A após um empate por 1 a 1 contra o Coritiba fora de casa, resultado que rebaixou os paranaenses.
Grêmio se inspira no Fluminense para não cair
O Grêmio terá que atingir 66,66% dos pontos possíveis até o fim do Brasileirão 2021 para permanecer na primeira divisão. Com mais 27 pontos em jogo, o tricolor gaúcho terá que somar aos menos 18 para continuar na elite.
Ou seja, de nove partidas, é preciso ganhar seis delas, ficando na Série A no ano que vem. O próximo compromisso é nesta terça-feira (9), às 21h30, justamente contra o Fluminense, que serve de inspiração para a equipe não jogar a toalha enquanto houver chance.
Enfim, gostou da notícia?
Então, se inscreva no YouTube e nos siga em nossas redes sociais como o TikTok, Twitter, o Instagram e o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre o nosso Imortal Tricolor.
Imagem: Ricardo Ayres – Photocamera