Portal do Gremista
Confira as últimas notícias sobre o Grêmio, como jogos, contratações, vendas, rumores, e tudo que você precisa saber sobre o tricolor gaúcho.

- Publicidade -

Roger Machado publica texto sobre racismo no futebol brasileiro

O treinador dissertou sobre o racismo que envolve o futebol no Brasil

0

- Publicidade -

Em um texto publicado no site Players Tribune com o título “A História dos Pretos que os Brancos Não Contam”, o técnico Roger Machado dissertou sobre o racismo que envolve o futebol no Brasil. Segundo o ex-jogador do Grêmio, a discriminação pela cor da pele também conta a história sobre o esporte mais popular no país desde seus primórdios.

“Acredite quando digo pra ti que não existia nada igual à Canela Preta em termos de fartura de craques. Eu sei disso porque escutei todas as histórias direto da fonte, dos mais velhos da minha família e do meu bairro. Não, eu não li nos livros sobre a história oficial do futebol. Até porque, se dependesse deles, as pessoas nunca saberiam que a Liga da Canela Preta um dia existiu”, salientou.

Titular da lateral-esquerda do Grêmio por 10 anos e detentor de títulos importantes pelo clube, Roger Machado ilustrou a relevância que o conhecimento proporcionou a ele durante a sua vida.

“As janelas que o futebol e os livros me abriram mostram que a história do nosso povo não se resume à escravidão nem ao racismo”, explicou.

Com exceção de Cristovão Borges e Marcão, treinador do Fluminense, Roger Machado ressaltou a importância de ter pessoas negras como referências e figuras de destaque em cargos de comando no futebol brasileiro.

“Ter morado por 18 meses em Salvador foi uma experiência memorável. Não só por ter trabalhado num clube onde eu me senti encorajado e empoderado para falar sobre valores sociais que compartilhamos, mas por ter sido o lugar onde resgatei minha ancestralidade”, esmiuçou.

Enfim, gostou da notícia?

- Publicidade -

Então, se inscreva no YouTube e nos siga em nossas redes sociais como o TikTok, Twitter, o Instagram e o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre o nosso Imortal Tricolor.

Imagem: Cesar Greco/Ag Palmeiras

Comentários do Facebook

- Publicidade -