Você sabia que Pelé já foi goleiro contra o Grêmio?
Pelé já foi goleiro contra o Grêmio
Sim, é isso mesmo que aconteceu na década de 1960, Edson Arantes do Nascimento – o Pelé, já atuou como goleiro contra o Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro. Mesmo jogando fora de posição, o camisa 10 santista não foi vazado e ajudou a equipe paulista a vencer o Tricolor.
Leia mais:
Previsão de Vila Belmiro LOTADA preocupa o Grêmio para enfrentar o Santos
Como assistir AO VIVO Santos x Grêmio pelo Brasileirão 2023
Na ocasião, dia 19 de janeiro de 1964, em partida válida pela Taça Brasil – o Brasileirão da época -, o camisa 10 santista foi pro gol. Aos 41 minutos do segundo tempo, o goleiro Gylmar acabou sendo expulso, e com isso, o meia-atacante do clube praiano foi defender a meta da equipe.
Mesmo jogando pouco tempo até o final da partida, Pelé fez duas defesas e auxiliou o Santos a garantir a vitória no confronto. Além das intervenções, quando esteve na linha, balançou as redes do Imortal por três vezes, sendo o principal destaque do jogo.
A partida ocorreu no estado de São Paulo, no campo do Pacaembu, pouco utilizado nos últimos anos. Além do craque brasileiro, Pepe também marcou para o peixe, já para o Imortal, Paulo Lumumba duas vezes e Marino, balançaram as redes.
De acordo com o Centro de Memória e Estatística do Santos, Pelé atuou também em outras três partidas como goleiro do Santos, somente com vitórias e sem sofrer gols. No 4 a 2 diante do Comercial pelo Paulistão de 1959, no 3 a 0 contra o Botafogo-PB em 1969 e no 4 a 0 sobre o Baltimore Bays no ano de 1973, as duas últimas em amistosos.
Escalações
Grêmio: Alberto; Valério, Airton, Áureo, Ortunho; Cléo, Milton Kuelle; Marino, Joãozinho, Paulo Lumumba e Vieira. Técnico: Carlos Froner
Santos: Gylmar; Dalmo, João Carlos, Geraldino; Haroldo, Zito; Batista, Lima, Coutinho, Pelé e Pepe. Técnico: Lula