Futebol FemininoCopa do MundoÚltimas Notícias do Grêmio

RS na Copa do Mundo: saiba quantas gaúchas já disputaram o mundial feminino

Andressinha seleção brasileira mundial feminino Copa do Mundo
Imagem: Sam Robles/ CBF

Diversas gaúchas já estiveram na Copa do Mundo

A presença de jogadoras gaúchas nas Copas do Mundo tem sido limitada ao longo da história. Em oito edições do mundial de futebol feminino, que teve início em 1991, apenas oito gaúchas foram convocadas, um número modesto em comparação aos mais de 100 nomes que já representaram o Brasil.

Leia mais:

Celso Rigo abre o jogo e choca a todos com entrevista reveladora

A pioneira gaúcha foi a meia Márcia Tafarel. Ela jogou no Saad, de São Paulo, e participou das Copas de 1991 e 1995, além dos Jogos Olímpicos de 1996. Atualmente aos 55 anos, Márcia coordena um projeto do departamento de seleções nacionais estendidas da Federação Americana de Futebol e é a primeira técnica da seleção feminina de futsal do país.

No mundial de 1999, duas gaúchas foram convocadas: a goleira Maravilha e a meia Raquel Noronha. Maravilha, apelido dado a Marlisa Wahlbrink, fez história como titular na campanha que garantiu a terceira colocação, enquanto Raquel participou de quatro das seis partidas do torneio.

Daiane Bagé representou o Brasil nos mundiais de 2007 e 2011. Iniciou sua carreira no Imortal Tricolor e obteve destaque no futebol paulista, passando por clubes como São Bernardo, Botucatu e São José.

Maurine esteve presente no torneio em 2011 e 2015. Revelada pelo Grêmio, a jogadora conquistou o bicampeonato da Libertadores pelo Santos e encerrou sua carreira em 2021, aos 35 anos.

Andressinha estreou no futebol pelo Pelotas em 2009 e defendeu a Seleção Brasileira feminina em 2015 e 2019. Após uma passagem pelos Estados Unidos, jogando pelo Portland e pelo Houston Dash, a jogadora retornou ao futebol brasileiro e teve destaque no Corinthians, conquistando cinco títulos em duas temporadas. Desde 2022, ela defende o Palmeiras.

Para 2023, a única representante gaúcha convocada é Mônica Hickmann. Esta será sua terceira participação consecutiva em um Mundial. Mônica iniciou sua carreira nas categorias de base do Internacional e teve passagens por clubes dos EUA e da Austrália antes de atuar no Madrid Club, da Espanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo