Últimas Notícias do GrêmioHistória

Saiba qual foi o jogador que mais vezes vestiu a camisa do Grêmio

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Em 15 de setembro de 1951 o Grêmio comemorava o seu 48º ano de existência, mas quis o destino que neste mesmo dia nascesse em São Geraldo, Minas Gerais, o garoto José Tarciso de Souza, que anos depois passaria a ser conhecido como Tarciso Flecha Negra, um dos gigantes da história do Tricolor. Como atleta profissional, deu seus primeiros passos no mundo do futebol no América-RJ, já atuando como centroavante. Chegou ao Grêmio em 1973, onde passou a atuar como ponta-direita, permanecendo no clube por 13 anos.

Recorde difícil de ser batido

Tarciso foi o jogador que mais atuou com a camisa do Grêmio, defendendo o Tricolor Gaúcho em 721 jogos. O segundo colocado, Airton Pavilhão, esteve em campo pelo Imortal 592 vezes. O Flecha Negra ostenta também a segunda colocação na artilharia gremista com 226 gols anotados, ficando atrás apenas de Alcindo Marta de Freitas, O Bugre, que balançou as redes adversárias em 230 oportunidades.

A história de Tarciso se confunde com a do Grêmio

O atacante esteve presente em momentos de glória do clube como na conquista do Campeonato Brasileiro de 1981, a Libertadores da América de 1983 e o Mundial de Clubes no mesmo ano. Tarciso ainda ganhou cinco títulos gaúchos envergando a camisa do Grêmio. O apelido de “Flecha Negra” dado pelo narrador Haroldo de Souza escancarava suas maiores qualidades: habilidade e extrema velocidade.

Depois da carreira o Flecha Negra adotou Porto Alegre

Já fora dos gramados, José Tarciso de Souza entrou para a política sendo eleito vereador de Porto Alegre para três mandatos. O primeiro de 2009 a 2012, o segundo para o período de 2013 a 2016 e o terceiro seria de 2017 a 2020. No entanto, no dia 5 de dezembro de 2018 a história do Flecha Negra chegaria ao final. 

O adeus ao ídolo, um dos lendários jogadores do Grêmio

Aos 67 anos Tarciso, um dos lendários jogadores do Grêmio, faleceu no Hospital da PUC, em Porto Alegre, vitima de um tumor ósseo. Uma frase do ídolo gremista sintetiza seu sentimento pelo Tricolor Gaúcho.

“Vestir a camisa do clube com dignidade durante tanto tempo foi simplesmente inesquecível. O Grêmio é tudo na minha vida”, declarou Tarciso.

291 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo