Últimas Notícias do GrêmioCampeonato

STJD aciona o Grêmio e notícia cai como uma bomba

Caso de racismo na Arena do Grêmio gera repercussão e exigências de investigação

Grêmio se pronuncia oficialmente sobre denúncia de racismo stjd
Imagem: Reprodução

STJD aciona o Grêmio por suposto caso de racismo

A partida entre Grêmio e Flamengo, realizada no último domingo, 22 de setembro, foi marcada por um incidente grave que está reverberando no futebol brasileiro. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) fez um pedido formal ao Tricolor para acessar gravações de áudio e vídeo da partida, a fim de investigar alegações de racismo direcionadas ao atacante Carlinhos, do Flamengo, que afirma ter sido alvo de ofensas racistas após sua expulsão.

O ofício, assinado pelos procuradores Eduardo Jobim e Jhonny Prado, exige a entrega das gravações em um prazo de cinco dias. O documento afirma:

A PROCURADORIA DE JUSTIÇA DESPORTIVA, por seus representantes infra-assinados, no uso de suas atribuições legais, vem solicitar a disponibilização, no prazo improrrogável de 5 (cinco) dias, de gravações relacionadas ao incidente“.

O suposto racismo teria ocorrido após Carlinhos ter sido expulso por uma agressão, onde ele reportou ter ouvido imitações de macaco e expressões como “macaquinho“.

Grêmio pode ter 2 desfalques importantíssimos contra Botafogo, por conta de julgamento do STJD

Tricolor também se manifestou sobre o caso

Em resposta, o Grêmio se manifestou afirmando que identificou o torcedor que teria proferido a ofensa. Segundo o clube, o torcedor negou ter feito qualquer comentário racista e alegou que apenas provocou Carlinhos com a frase “tá brabinho?“, em resposta à expulsão. O clube também informou que a frase teria sido repetida por uma criança ao seu lado, complicando ainda mais a situação.

A investigação se torna ainda mais necessária, uma vez que o futebol brasileiro enfrenta um período de crescente intolerância e racismo. A pressão para esclarecer esses casos é fundamental para garantir um ambiente saudável e respeitoso nos estádios. O Grêmio e o STJD terão agora a responsabilidade de lidar com essa situação delicada e garantir que a verdade prevaleça.

 

Leia também: Agora: Goleiro do Grêmio recebe oferta de clube de fora do Brasil

 

 

Imagem destaque: Lucas Uebel/ GFBPA

Natalia Fontoura

@natifontouraf Repórter, redatora e setorista do Grêmio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo