STJD toma decisão sobre suposto caso de racismo em Grêmio x Flamengo
O video foi analisado por vários peritos
STJD arquiva suposto caso de racismo em Grêmio x Flamengo
A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) arquivou o suposto caso de injúria racial envolvendo o jogador Carlinhos, do Flamengo, durante a partida contra o Grêmio, na Arena, em 22 de setembro. O atacante foi expulso e, ao sair de campo, foi hostilizado por torcedores gremistas. Um vídeo do momento circulou nas redes sociais e foi investigado para possível denúncia de racismo.
Após perícias contratadas pelo Imortal, a Procuradoria não encontrou elementos suficientes para uma denúncia. O caso foi analisado pelos procuradores Eduardo de Sampaio Leite Jobim e Jhonny Prado Silva, que descartaram a possibilidade de injúria racial. A análise do vídeo, feita pelas empresas Grupo Peritos e Becker&Sawitzki, concluiu que a fala registrada não configurava ofensa racial.
Leia mais
Grêmio faz nova proposta por Soteldo e oferece 3 jogadores
CBF confirma data e horário do GreNal 443 no Brasileirão
O portal Lance! publicou o vídeo com legendas sugerindo a ocorrência de racismo, o que motivou o Flamengo a denunciar o caso. O clube carioca, em nota, afirmou que Carlinhos ouviu imitações de macaco e uma voz proferindo a palavra “macaquinho”. No entanto, o Grêmio contestou, afirmando que a expressão dita foi “tá brabinho?”, proferida por um torcedor e por uma criança, em referência ao comportamento do jogador após sua expulsão.
O Grêmio pediu retratação do Lance! e do Flamengo, enquanto o clube carioca manteve sua posição em relação ao incidente. Até o momento, nenhum se manifestou.
I’ve never commented on a blog post before, but I couldn’t resist after reading yours. It was just too good not to!