STJD não perdoa Grêmio e toma decisão final sobre Renato e Diego Costa
As penas anteriormente haviam sido aplicadas pela 3ª Comissão Disciplinar
Pleno do STJD mantém punições a Renato e Diego Costa
Na manhã desta quinta-feira (26), o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) bateu o martelo sobre o recurso de efeito suspensivo do Grêmio referente às punições do atacante Diego Costa e do técnico Renato Portaluppi. Ambos haviam sido suspensos em incidentes ocorridos durante o primeiro turno do Campeonato Brasileiro, em jogo contra o Bahia, fora de casa.
O Pleno do STJD decidiu manter as penalidades: Renato com quatro jogos de suspensão e Diego Costa, dois. Vale lembrar que o comandante gremista já cumpriu duas das quatro partidas, enquanto o atacante ficará de fora de apenas mais um confronto.
A votação foi apertada, com cinco auditores a favor da manutenção da pena de Renato, e quatro optaram por reduzir a punição. Assim, o treinador gremista seguirá fora do comando nos próximos dois compromissos: contra o Botafogo, no dia 28 de setembro, e contra o Fortaleza, no início de outubro.
Já Diego Costa, que recebeu dois jogos de gancho, ficará de fora somente do confronto do próximo fim de semana, em Brasília, contra o líder Botafogo. A ausência do atacante abre espaço para Martin Braithwaite, que deve continuar como titular no ataque do Tricolor.
Renato avisa e ‘talento’ deve perder espaço no time do Grêmio
Entenda o caso
O episódio que originou as punições aconteceu na 4ª rodada do Brasileirão, quando, em protesto contra a expulsão do centroavante, Renato orientou os jogadores do banco de reservas a se retirarem para o vestiário na Arena Fonte Nova. O técnico alegou que a expulsão foi fruto de interferência indevida de um dirigente da Federação Baiana de Futebol (FBF), o que gerou toda a confusão.
Reunião entre direção e Renato Portaluppi movimenta bastidores do Grêmio
Imagem destaque: Lucas Uebel/ GFBPA/ Divulgação