STJD age e pune Corinthians por gestos de torcedores contra o Grêmio
A decisão foi tomada inicialmente por uma comissão do tribunal no julgamento em primeira instância e foi mantida pelo Pleno nesta quinta-feira (24)
STJD pune Corinthians por provocações contra torcedores do Grêmio
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) se movimentou e decidiu punir o Corinthians por conta de atos cometidos por sua torcida durante o confronto contra o Grêmio, válido pela Copa do Brasil. O jogo aconteceu em 31 de julho na Neo Química Arena, e o veredito do julgamento foi anunciado recentemente.
A justiça determinou uma multa de R$ 50 mil ao Corinthians devido às provocações feitas por parte de seus torcedores contra os gremistas na oportunidade. As provocações faziam referência à enchente que afetou a cidade de Porto Alegre em maio, o que gerou grande indignação.
O clube paulista foi denunciado com base no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de “ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica”. A decisão foi oficialmente confirmada pelo Pleno do STJD nesta quinta-feira (24), deixando claro que ações desse tipo não serão toleradas no futebol brasileiro.
Presidente do Grêmio causa reviravolta e deve confirmar nome para 2025
Procuradoria justificou a punição
O Corinthians alegou que as ações não se enquadravam como discriminação contra um grupo étnico, conforme estabelecido no artigo. No entanto, a Procuradoria afirmou que o impacto emocional provocado pela enchente atingiu os gaúchos como uma coletividade, justificando assim a penalidade imposta.
A tragédia climática uniu a sociedade, e naquela situação os gaúchos formavam um grupo com identidade própria, assim como os nordestinos são reconhecidos como grupo étnico”, afirmou o Procurador-Geral do STJD, Paulo Dantas.
Jornalista detalha valor total para compra da Arena do Grêmio
Imagem destaque: Reprodução/ Redes sociais