Portal do Gremista
Confira as últimas notícias sobre o Grêmio, como jogos, contratações, vendas, rumores, e tudo que você precisa saber sobre o tricolor gaúcho.

- Publicidade -

O templo glorioso do Grêmio: Olímpico Monumental (1954 – 2013)

- Publicidade -

- Publicidade -

No início dos anos 50, surgiu a necessidade de construir um novo estádio para o Grêmio. O Fortim da Baixada possuía uma estrutura muito antiga, quase não suportando a sequência de partidas e número elevado de torcedores. A equipe vinha de rápida ascensão, o que viabilizou o projeto para uma nova casa gremista. 

4 maiores presidentes do Grêmio: Relembre feitos e títulos

Em 1951, o então presidente do clube Saturnino Vanzelotti comprou o terreno onde seria construído o futuro estádio do Grêmio, o Estádio Olímpico. O arquiteto Plínio Oliveira Almeida ficou encarregado do projeto para a nova casa, após vencer um concurso promovido pela direção do clube. 

A empreitada para a construção do estádio foi longa e demandou grande esforço por parte da diretoria do Grêmio. Após diversas tentativas de empréstimos para finalizar as obras, o então presidente da república Getúlio Vargas subsidiou o restante da construção. O Estádio Olímpico foi inaugurado no dia 19 de setembro de 1954, com a partida entre Grêmio e Nacional do Uruguai. O tricolor venceu a partida pelo placar de 2 a 0.

- Publicidade -

As reformas e a alcunha de Olímpico Monumental

Fonte: gremio.net

O segundo estádio do Grêmio foi remodelado em 1980, pelo ilustre presidente Hélio Dourado. Com o fechamento da última parte do anel superior, o estádio passou a se chamar Olímpico Monumental. A partir da nova alcunha, o Grêmio cresceu exponencialmente nos anos seguintes, conquistando títulos expressivos e que tornaram o tricolor ainda mais conhecido no mundo inteiro.

As gloriosas décadas de 80 e 90

- Publicidade -

As maiores e mais importantes conquistas do Grêmio foram vividas dentro do Estádio Olímpico. Durante décadas foi referência como estádio no futebol sul-americano, sendo palco de partidas históricas. 

A escalada gremista no cenário nacional se fez notória a partir da década de 80, quando os primeiros títulos nacionais e internacionais foram conquistados. Foi no Olímpico Monumental que o Grêmio conquistou a sua primeira Libertadores, na fatídica final de 1983, contra o Peñarol. O então capitão gremista Hugo de León, acidentalmente deixou a taça da competição cair sobre a sua cabeça, fazendo o sangue descer sobre os seus olhos enquanto comemorava o principal título tricolor até o momento. 

Os anos 90 foram uma década mágica para o Grêmio, que conquistou diversos títulos importantes, muitos deles dentro do Estádio Olímpico Monumental. Competições como a Copa do Brasil 1994 e o Campeonato Brasileiro 1996, foram conquistadas no antigo casarão gremista. Foi concebida nesse estádio, a mais importante torcida organizada do clube, a Geral do Grêmio.

Avalanche na Geral do Grêmio

- Publicidade -

Em 2001, surgiu a maior torcida organizada do clube, a Geral do Grêmio. Considerada como a primeira torcida barra brava do Brasil, segue as características sul-americanas de cantos e costumes. Durante mais de dez anos, a torcida seguiu o hábito de comemoração conhecido como “avalanche”, prática onde torcedores desciam correndo as arquibancadas após cada gol da equipe tricolor.

O gesto perdeu forças quando o Grêmio migrou para o seu novo estádio, a Arena do Grêmio. No início de 2013, o alambrado da Arena cedeu após uma tentativa de avalanche, torcedores ficaram feridos. Incidente que inviabilizou a continuação da prática no novo estádio.

Títulos do Grêmio no Estádio Olímpico

Desde a inauguração, em 1954, o Grêmio conquistou dezenas de títulos no Estádio Olímpico. O estádio foi palco da primeira conquista internacional da equipe gaúcha, a Copa Libertadores da América em 1983. Confira a lista de títulos da equipe gremista no eterno Olímpico Monumental.

- Publicidade -

Copa Libertadores da América: 1 (1983)

Campeonato Brasileiro: 1 (1996)

Copa do Brasil: 2 (1989 e 1994)

Campeonato Gaúcho: 17 (1958, 1960, 1962, 1964, 1968, 1977, 1985, 1986, 1987, 1989, 1990, 1995, 1996, 1999, 2001, 2007 e 2010)

- Publicidade -

Enfim, gostou da notícia?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre o nosso Imortal Tricolor.

Imagem destacada: gremio.net

- Publicidade -

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.