TOP 3: Melhores jogadores do Grêmio Sub-20 em 2021
Duas competições, bons valores em campo, mas nenhum título ou protagonismo em fases finais. Este foi o ano de 2021 do Grêmio na categoria sub-20 que, em um dado momento, atuou com o time sub-19.
No entanto, mesmo com o insucesso, no que diz respeito à conquistas, o elenco teve grandes destaques ao longo do ano. Listamos abaixo o nosso TOP 3 dos melhores jogadores do Grêmio na categoria. Inclusive, praticamente todos os citados estarão na Copa São Paulo 2022, que se inicia na primeira semana de janeiro.
TOP 3: melhores atletas do Grêmio Sub-20 ao longo desta temporada
Ronald, o volante criativo
Aos 18 anos, Ronald é um dos principais nomes do time Sub-18 gremista. Comentado há alguns meses como um jogador de futuro no elenco profissional, o meio-campista fez jus ao que esperam do seu futebol e performou em alto nível.
Pelo Brasileirão Sub-20, competição que disputou de ponta a ponta, o médio volante de passes precisos e boa visão de jogo fez a diferença em alguns duelos. Além disso, quando a equipe perdeu o zagueiro Gustavo Marins por lesão, ele assumiu a faixa de capitão do time.
Em toda a disputa, Ronald balançou às redes por três vezes, e despertou a atenção da comissão técnica do time de transição, que o requisitou em muitos momentos na atual temporada. Pelo Gauchão, o atleta disputou poucos jogos, mas, logo de cara, mostrou estar em uma rotação acima dos jovens de sua idade.
Mesmo com a eliminação precoce em ambas as competições, Ronald foi um dos principais nomes da equipe. Retenção de bola, bom passe, aproximação e apoio no campo ofensivo e muita marcação lhe renderam o primeiro uma convocação para a Seleção Brasileira Sub-18, que disputou o Revelations Cup, no mês de novembro.
Rubens, a surpresa da temporada
Rubens foi, sem dúvida nenhuma, uma das principais novidades da base gremista neste ano. Mesmo iniciando no banco de reservas, o atleta foi subindo de produção e se tornou titular absoluto do Tricolor no Brasileirão Sub-20.
Com uma perna esquerda apurada, o guri, que costuma atuar pelo lado direito, tem como principal característica o drible e o arremate certeiro, não à toa foi o artilheiro do Tricolor na disputa.
Em números gerais, o jovem, de 18 anos, marcou oito gols em 2021. Sete deles pelo Brasileirão Sub-20 e um pela equipe de Transição do Grêmio na Copa FGF. Para um extrema, que fio conquistando seu espaço ao longo da jornada, são números muito satisfatórios.
Após o término da participação na disputa nacional, Rubens ficou um bom tempo sem atuar e chegou ao grupo sub-19 do Tricolor apenas nas últimas rodadas. Sem muito ritmo de jogo, o atleta não conseguiu fazer a diferença, mas mesmo assim deu outra cara ao time. Sem dúvidas, a segunda colocação é justíssima, devido ao desempenho no Brasileirão, que beirou a exceção.
Gustavo Martins, a afirmação
Muito se fala de Gustavo Martins ao longo das últimas temporadas dentro da base gremista. O zagueiro, de 19 anos, fez um ano de 2021 muito completo.
Após voltar de empréstimo do Caxias, onde disputou a Copa do Brasil e Gauchão pelo time profissional, o defensor se tornou o titular absoluto do miolo de zaga da equipe sub-20 no Brasileirão da categoria e foi às redes por três na disputa.
Inclusive, nesta competição o zagueiro mostrou muito repertório. Além do bom tempo de bola defensivo e ofensivo, Martins foi responsável por diversos desarmes no 1×1 com adversários qualificados e velozes. Outra boa característica do defensor foi sua boa saída de bola, auxiliando Ronald, Velasco, Lucas Kawan e Cuiabano na origem das tramas.
Martins fez parte do grupo de jogadores mais tarimbados que a comissão técnica da equipe Sub-19 do Grêmio pinçou do Brasileirão para a disputa das fases finais. No entanto, mesmo com poucos jogos no Gauchão Sub-20, o zagueiro trouxe um equilíbrio defensivo que tanto Douglas Rodrigues buscou ao longo da disputa.
Quatro jogadores do Grêmio Sub-20 merecem uma menção mais do que honrosa
Quem acompanha e assiste aos jogos de base pode ficar espantado sem a presença de alguns atletas que foram peça-chave. Entretanto, muitos deles não tiveram a mesma sequência dos demais, por isso aparem mais abaixo.
Léo Fenga é a primeira lembrança. O atacante, de 19 anos, que na próxima temporada estará atuando pelo Barra-SC no Campeonato Catarinense profissional, foi uma das figuras importantes no Brasileirão Sub-20.
Com seis gols marcados, ele foi o principal protagonista da equipe nas primeiras seis partidas da equipe, mas, após um momento de oscilação, viu seu companheiro Rubens ganhar mais espaço no terço final e ele passou a atuar mais na construção das jogadas. Fenga não estará com a equipe na Copa São Paulo 2022, pois muitos já acreditam que ele passou deste estágio.
O lateral-esquerdo Cuiabano, de 18 anos, é mais um que merecem uma menção. Com muita força no apoio e nas assistências, o ala foi a válvula de escape pelo lado esquerdo gremista. Boas partidas, gols e volume de jogo despertaram a atenção de Luiz Felipe Scolari, ex-comandante do Tricolor, que chamou o jovem para compor o grupo profissional em alguns treinos.
No entanto, o jogador, que possui uma vocação ofensiva muito acentuada, ficou de fora em partidas importantes da equipe por conta de suspensão por terceiro cartão amarelo ou expulsão. A convocação para a Seleção do Revelations Cup no último mês coroou a boa temporada do defensor.
Outros nomes como Lucas Kawan, que jogou menos pelo Sub-20 e ficou mais à serviço do Grupo de Transição na disputa do Brasileirão de Aspirantes e Copa FGF, bem como Thiago Beltrame, que foi o titular absoluto da meta gremista no Campeonato Brasileiro da categoria, também precisam ser lembrados.
Enfim, gostou da notícia?
Então, se inscreva no YouTube e nos siga em nossas redes sociais como o TikTok, Twitter, o Instagram e o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre o nosso Imortal Tricolor.
Imagem: Rodrigo Fatturi / Grêmio