Últimas Notícias do GrêmioEspeciaisJogadores

TOP 5 melhores camisas 8 do Grêmio ao longo da história

A camisa 8 do Grêmio sempre foi símbolo de raça, mas também de muito talento ao longo dos anos. Em sua história, o Tricolor tem jogadores marcantes que utilizaram o número e ajudaram a construir capítulos lindos, marcados por grandes conquistas.

Em 2023, o responsável por carregar a camisa 8 nas costas é o uruguaio Felipe Carballo, que chegou a peso de ouro do Nacional-URU, como uma das maiores contratações da história. Olhando para trás, o uruguaio tem grandes nomes para se inspirar.

Confira os melhores 8 da história do Imortal!

Goiano

Luís Carlos Goiano foi o camisa 8 de um esquadrão memorável do Grêmio comandado por Luiz Felipe Scolari. Entre 1995 e 1999, Goiano empilhou títulos em Porto Alegre, vencendo, principalmente, a Libertadores, em 1995, o Campeonato Brasileiro e a Recopa, em 1996, e a Copa do Brasil, em 1997.

Osvaldo

O meio-campista Osvaldo, revelado pela Ponte Preta, chegou ao Grêmio em 1982 e, no ano seguinte, foi fundamental para o time. Durante a campanha do título da Copa Libertadores da América, o camisa 8 foi o artilheiro da competição, com seis gols marcados. Já no final de 1983, Osvaldo foi titular na inesquecível vitória por 2 a diante do Hamburgo, na final do Mundial de Clubes.

Maicon

O nome mais recente da lista é Maicon, que chegou ao Grêmio na reta final de 2015 e, rapidamente, se tornou uma referência. O “Capita” teve participação importante em uma série de títulos conquistados nos últimos anos como, principalmente, a Copa do Brasil de 2016, que tirou o Clube da fila de 15 anos. Em 2017, sofreu com lesões, mas integrou o grupo campeão da Libertadores. O estilo de jogo de Maicon até hoje é referência na equipe.

Cuca

Um dos técnicos mais conhecidos do cenário atual do futebol brasileiro, Cuca teve duas passagens como jogador do Tricolor, a primeira entre 1987 e 1990, quando marcou 63 gols em 169 jogos. Em 1989, na primeira edição da história da Copa do Brasil, marcou o gol do título. Após empate em 0 a 0 na ida contra o Sport, na Ilha do Retiro, coube ao ex-camisa 8 marcar o segundo tento da vitória por 2 a 1, no Estádio Olímpico.

Paulo Isidoro

Depois de defender o Atlético-MG, Paulo Isidoro chegou ao Grêmio em 1980, na troca pelo atacante Éder, e vestiu a camisa 8 na conquista do primeiro título do Campeonato Brasileiro do Clube, em 1981. No ano seguinte, o meio-campista foi convocado para a disputa da Copa do Mundo ao lado de um dos elencos mais memoráveis da história, mas que não ficou com a taça.

Bruno Loreto

Jornalista formado pela UNISC, de Santa Cruz do Sul, com pós-graduação em Jornalismo em Base de Dados pela Uninter, apaixonado por futebol e, principalmente, pelo Grêmio. Fanático pelo Tricolor há 27 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo