TOP 5 grandes volantes do Grêmio no século 21
O Grêmio sempre foi um clube caracterizado por ter grandes volantes em sua história. Yura, Osvaldo, Dinho, Luis Carlos Goiano, Pingo, Vilson Tadeu e China são alguns dos jogadores que marcaram época no Imortal nesta posição, no século 20.
Conhecido por ter volantes “mordedores” ao longo dos anos, o Tricolor acabou mudando um pouco essa característica no século 21, com o surgimento de grandes nomes como Arthur e Maicon. Além deles, outros nomes também acabaram se destacando com a camisa gremista à partir dos anos 2000.
Confira o top-5 dos melhores volantes do Grêmio no século 21:
Arthur
Revelado pelo Grêmio, o volante surgiu como um cometa no clube gaúcho. Escalado pelo técnico Renato Portaluppi no lugar de Maicon, lesionado, em 2017, Arthur tomou conta do meio-campo e foi um dos grandes nomes da campanha que rendeu o tricampeonato da Copa Libertadores da América para o Imortal. Vendido por R$ 120 milhões de reais para o Barcelona, em 2018, o jogador entrou na história como a maior venda gremista em todos os tempos.
Maicon
Oriundo do São Paulo, onde sofreu muitas críticas, Maicon chegou ao Grêmio com seu estilo refinado de jogo, mudando para sempre o estilo de jogo histórico do clube. Capitão do time na conquista da Copa do Brasil, em 2016, Maicon também esteve presente nos títulos da Libertadores da América (2017) e da Recopa Sul-Americana (2018). Além disso, o jogador ainda ficou marcado como um verdadeiro “homem GreNal“, vencendo muitos clássicos enquanto atuou em Porto Alegre.
Walace
Alçado ao time titular por Luiz Felipe Scolari em 2014, o volante revelado pelo Grêmio não saiu mais do time à partir disso. Primeiro homem de meio-campo com características de segundo, o atleta foi um dos destaques na campanha do pentacampeonato da Copa do Brasil em 2016, sendo vendido para o Hamburgo, da Alemanha, no ano seguinte.
Rafael Carioca
Natural de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, o jovem Rafael Carioca foi lapidado para o futebol profissional a partir das categorias de base do Grêmio em 2008. Um ano após subir para a equipe principal do Tricolor, em 2008, Rafael foi vendido ao Spartak Moscou, da Rússia, levando consigo um vice-campeonato brasileiro pelo Imortal.
Lucas Leiva
Revelado em 2005 pelo Grêmio, Lucas Leiva participou do ano mais difícil da história do clube, estando presente na memorável Batalha dos Aflitos. Com características ofensivas, o volante acabou sendo vendido para o Liverpool, da Inglaterra, após o vice-campeonato da Libertadores 2007 pelo clube gaúcho. Jogador de muita técnica, Leiva passou 15 anos na Europa antes de voltar para o Imortal em 2021.
https://www.youtube.com/watch?v=bkLltsClnQM