TOP 3 melhores participações do Grêmio no Campeonato Brasileiro Sub-20
O Campeonato Brasileiro Sub-20 está marcado para iniciar na próxima quarta-feira (1) e o Grêmio busca encerrar um longo jejum. A última vez que o Tricolor conquistou o título foi em 2009, quando a competição ainda era organizada pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF).
Desde que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) assumiu o torneio, em 2015, o Imortal não voltou a figurar entre os primeiros colocados. A estreia em 2023 será contra o Athletico-PR, no dia 2 de março, no Centro de Formação e Treinamento Presidente Hélio Dourado, em Eldorado do Sul.
Relembre as melhores participações do Grêmio no Brasileirão Sub-20!
Sempre presente na principal disputa da categoria, o Grêmio fez boas campanhas na primeira década do século 21. Apesar da maior notoriedade, o Tricolor não tem tido muito êxito nas últimas edições, mas espera repetir, no mínimo, o desempenho obtido no primeiro ano de competição.
2008
O primeiro título do Grêmio foi conquistado na edição de 2008. Na primeira fase, a equipe avançou como segunda colocada na Chave 1, que também contava com Náutico, Coritiba, Botafogo e Corinthians. Já no mata-mata, o Tricolor iniciou eliminando o Ipatinga, com triunfo de 3 a 1. Na sequência, foi a vez de deixar o rival Internacional pelo caminho, com triunfo de 2 a 1. Na final, contra o Sport, o time voltou a vencer por 2 a 1, com gols de Wesley e Mithyuê.
2009
Logo na temporada seguinte, o Grêmio reeditou a dose e voltou a subir no lugar mais alto do pódio. Na primeira fase, o time liderou o Grupo B, que ainda contava com Atlético-MG, Avaí, Santos e Athletico-PR. No mata-mata, os primeiros duelos foram decidido nos pênaltis contra Coritiba e Internacional, nas quartas e semifinal, respectivamente, após empates 0 a 0 no tempo normal. Já na final, triunfo por 1 a 0 sobre o Atlético-MG, gol marcado por Alex.
2006
No primeiro ano da competição, o Grêmio também avançou até a final, mas não conseguiu conquistar o título. Na fase inicial, o Tricolor foi vice-líder da Chave 1, que também tinha São Paulo, São Caetano, Coritiba e Náutico. Na sequência, o time bateu o Atlético-MG, por 3 a 0, e precisou dos pênaltis para eliminar o Corinthians. Já na semifinal, triunfo por 3 a 2 sobre o Bahia. Na final, o time de Julinho Camargo acabou perdendo por 4 a 0 para o rival Internacional.