Torcedores cobram punição do STJD por atos violentos do Inter contra o Caxias
O Brasil inteiro ficou de ‘boca aberta’ com uma cena jamais vista no futebol, ao menos em muitas décadas: torcida, jogadores, funcionários e seguranças do Inter batendo em atletas do Caxias.
Um dos que tentavam socar o principal alvo, Wesley Pomba, emprestado pelo Grêmio, que bateu o pênalti da classificação às finais do Gauchão 2023, estava com uma criança de colo. Até agora, nenhum ‘sinal de fumaça’ do STJD ou do MPRS.
Impunidade gera mais impunidade, como diz o ditado.
Mas parece que há quem não esteja nem aí. Está piorando. Craque Neto, na SporTV, pediu interdição de um ano do Beira-Rio. Foram 10 expulsões, a maioria de colorados. Por que um jogador que se classifica para uma final com muito sacrifício não pode comemorar sozinho, em campo, provocando a torcida? E tem de sair correndo como Usain Bolt para fugir de uma horda de colorados ‘gladiadores’. Fora de campo, porque, dentro, foram ‘cordeiros’.
Jornalistas, torcedores do Grêmio e de outros clubes estão espantados com o fato de o Inter (e o Caxias) não terem sido denunciados ainda no STJD. É o pior ato de violência em muitos anos no Brasil e até no mundo em um jogo de futebol. Seguranças do Internacional tentaram invadir o vestiário dos grenás para bater nos vencedores.
Lembrando que nem mesmo os incidentes do GreNal 438, em que um torcedor gremista foi gravemente ferido por um objeto na cabeça e cadeiras foram arrancadas da Arena, foram denunciados. Na véspera do jogo do Grêmio contra o Ypiranga em Porto Alegre, Kannemann seria julgado, denunciado pelo STJD, por dois amarelos normais, sob acusação de ‘agressão’ que nem de perto houve. Foi absolvido, é claro. Seria, se tivesse condições físicas de jogar? Se o adversário fosse o Colorado?
MPRS tampouco madrugou, como costuma fazer o dr. Marco Aurélio Xavier, identificado com o ‘Clube do Povo’, para punir rigorosamente no dia seguinte seu clube do coração. Nem se falou em interdição.
Por outro lado, o Tricolor já cumprirá a perda de um mando de campo em confusão da torcida em 2022 na estreia do Brasileirão 2023. Ok. Lembrando que os colorados devem um pífio mando de 2022 que ficou para 2023, arremesso de celular que rendeu cinco pontos na boca do atleta Lucas Silva e o tirou do jogo.
Da pedrada homicida em Mathías Villasanti (pena: R$ 1.000 de multa e o meliante solto, mesmo reincidente), das bombas em crianças gremistas, não é necessário falar.
STJD e MPRS são parciais e Brasil percebeu no jogo Inter x Caxias; torcedores ‘urram’ nas redes sociais
Pelas redes, torcedores não só do Imortal, mas de outros times, como Palmeiras e Corinthians, mostraram sua indignação com a falta de punição do Inter.
É recorrente. Vem de anos. Com o Clube de Todos, que quase não tem registros de violência, a multa é sempre máxima – R$ 100 mil, como na confusão contra o Cruzeiro na B – e as perdas de mando de campo, a perder de vista. Não há mais Lei desportiva no Rio Grande do Sul, talvez no Brasil, é o que parece.
Chegará o tempo em que ficaremos com medo de ir ao Beira-Rio. E os jogadores, de jogar no estádio gerido pela AG por 20 anos renováveis – conforme o site da construtura, diferentemente do apregoado pelo Colorado. Levaremos nossas crianças para receberem bombas, cadeiras na cabeça, serem escudos humanos? Nós, do PG, queremos apenas imparcialidade e justiça.
Até agora, nada aconteceu com a torcida colorada: quando acontecer, como será?
Veja algumas das postagens nas redes sobre o ocorrido entre Inter x Caxias. A diferença de tratamento entre Grêmio e Inter é gritante. Todos já perceberam. São funcionários públicos pagos pelo povo, que devem cumprir leis do funcionalismo público. E não o fazem. Até debocham delas. Aguardamos com esperança o STJD e o MPRS, e o sr. Marco Aurélio Xavier que parece ter tirado férias.
https://twitter.com/vitorpa99689394/status/1640350358869274624
Quero ver qual punição o Inter vai receber, quando acontece com o @Gremio a STJD, TJD RS, MP RS…..aplicam a punição por vídeo chamada em questão de minutos #vergonha #Inter #eliminação #caxias #campeonatogaucho #gauchao #trocadepasses #SporTV #premiere
— Diego Oliveira Dos Santos (@DiegoOli1809) March 26, 2023
https://twitter.com/vieira1_f/status/1641862044516245522