Trio do Grêmio faz história e conquista bronze na Copa do Mundo Sub-20 de futebol feminino
A Seleção Brasileira Feminina Sub-20 na Copa do Mundo venceu a Holanda, por 4 a 1, na noite deste último domingo (28), e ficou com o terceiro lugar na competição. As jogadoras do Grêmio, Rafa Levis, Luany e Pati Maldaner fizeram história e foram importante para essa conquista do Brasil.
Com as gurias do Grêmio em ação: confira a campanha da seleção na Copa do Mundo sub-20
Sorteada no Grupo A ao lado de Espanha, Austrália e da anfitriã Costa Rica, a seleção terminou a fase classificatória com sete pontos conquistados: campanha de duas vitórias e um empate, sete gols marcados e nenhum sofrido. Dessa forma, acabou ficando com a segunda posição da chave.
A participação no mata-mata iniciou tendo a Colômbia nas quartas de final e venceu por 1 a 0, gol único da zagueira Tarciane, um dos destaques da equipe verde juntamente com as gurias do Grêmio que foram fundamentais na competição com 3 gols e 1 assistência.
A única derrota das gurias foi nas semifinais: 2 a 1 para o Japão, partida na qual a Seleção Brasileira foi superior e criou as melhores oportunidades, mas acabou batida em virtude de dois descuidos defensivos. A recuperação viria na disputa pela medalha de bronze, quando goleou a Holanda por 4 a 1 e se despediu da Costa Rica com o melhor resultado de sua história em Copas do Mundo Sub-20.
A atacante gremista, Luany teve grande destaque em todos os jogos que disputou. Já a meio-campista Rafa Levis, que foi um dos destaques das Gurias Gremistas em 2021, foi crescendo aos poucos durante a disputa e mostrou o seu valor, assim como Pati Maldaner, que vem sendo lembrada pelo técnico Jonas Urias.
Números do Brasil na disputa
- 6 jogos
- 4 vitórias
- 1 empate
- 1 derrota
- 13 gols marcados
- 3 gols sofridos
Em 2006, na competição disputada na Rússia, a Seleção Brasileira também terminou com o terceiro lugar ao vencer os Estados Unidos na disputa de pênaltis