Último confronto de ABC x Grêmio teve sufoco e classificação para o tricolor
ABC x Grêmio entram em campo na noite desta quinta-feira (13) pela primeira partida da terceira fase da Copa do Brasil 2023. A bola rola às 21h30 no estádio Frasqueirão, no Rio Grande do Norte.
ABC x Grêmio: em 1999, o “jogo do apagão”
O confronto entre Grêmio e ABC não é inédito na Copa do Brasil. Há 24 anos, as equipes se encontram na primeira fase da competição. Na primeira partida, que ocorreu no Estádio João Cláudio de Vasconcelos Machado, o “Machadão”, o tricolor levou a melhor ao vencer por 2 a 1 com gols de Walmir e Palhinha.
Com a vantagem, o Grêmio poderia empatar no Estádio Olímpico que garantia a classificação para a segunda fase. Mas o imortal não teve vida fácil e precisou recorrer a “imortalidade” para bater a equipe de Natal. O primeiro “apagão” da partida ocorreu assim que o árbitro apitou o início da partida. Com dois gols do eterno Robgol, o ABC abriu 2 a 0 com sete minutos de partida. Não demorou muito e aos 23 minutos Palhinha descontou.
O gol de empate, para dar tranquilidade, veio aos 19 da segunda etapa com Macedo. Contudo, o endiabrado Robgol colocou novamente o ABC na frente quatro minutos depois. Com a derrota, o Grêmio estava sendo eliminado da competição que, na época, contava com o gol qualificado.
Então, veio o segundo “apagão”, esse literalmente. Faltou luz no bairro da Azenha, onde está o Estádio Olímpico. A partida ficou paralisada por 17 minutos. Na retomada o Grêmio foi para o abafa e aos 44 minutos, com Agnaldo, encontrou o gol de empate.
O Grêmio, contudo, não conseguiu ir muito longe na competição naquela oportunidade. Na segunda fase passou pelo Vila Nova, de Goiás, e nas oitavas de final acabou caindo para o Flamengo de Romário, Caio, Athirson e companhia.