Portal do Gremista
Confira as últimas notícias sobre o Grêmio, como jogos, contratações, vendas, rumores, e tudo que você precisa saber sobre o tricolor gaúcho.

Um comandante da Varig ajudou o Grêmio a vencer o Mundial; conheça essa história

Um comandante da Varig - ajudou o Grêmio a vencer o Mundial - conheça essa história
Imagem: Reprodução/Memorial Grêmio FBPA

Grêmio esteve de olho no adversário do Mundial com rara tecnologia

O ano de 1983 foi um dos mais marcantes para o Grêmio em toda sua história mais do que vencedora de 120 anos. Na época, o Tricolor conquistou a Libertadores da América sobre o Peñarol, se classificou para o Mundial e também venceu, após um lendário confronto com o Hamburgo.

Leia mais:

Na ocasião, o lendário camisa 7 Renato Portaluppi fez os dois gols do lado azul, preto e branco, garantindo o título da competição. O empate da equipe alemã na prorrogação chegou a assustar a torcida do Imortal, mas o time comandado por Valdir Espinosa conseguiu provar sua superioridade dentro das quatro linhas.

De acordo com a página ‘Futebol Nostálgico’, em seu perfil do Twitter, o clube recebeu uma ajuda de um comandante da Varig para se preparar para o jogo. Utilizando uma tecnologia de ponta na época, o profissional entregou uma fita de vídeo para o elenco gremista assistir as jogadas do rival antes do torneio.

O Tricolor Gaúcho se preparava na cidade de Gramado para enfrentar os alemães, com o vídeo sendo visto pelos jogadores e também por diversos jornalistas. Vale lembrar que a Varig foi uma das principais viações aéreas do Brasil, fundada em 1927, atuando com destaque no cenário nacional e também mundial.

No ano seguinte, o Grêmio quase repetiu o feito, na busca pelo segundo Mundial seguido, chegando à final da Libertadores de 1984. Por outro lado, mesmo sendo um dos melhores times da década de 1980, acabou sendo superado pelo maior campeão continental, o Independiente, da Argentina, na decisão.

Imagem destaque: Divulgação/Grêmio