Últimas Notícias do GrêmioCampeonatoHistóriaJogadores

Um dos heróis do Grêmio na Batalha dos Aflitos completa aniversário hoje

Passando por uma grave crise financeira e técnica, o Grêmio iniciou 2005 na Série B do Campeonato Brasileiro, sob o risco até de declarar falência. Sem jogadores para começar o ano, o elenco gremista precisou ser formado através de muita criatividade e conhecimento de mercado.

Presidido por Paulo Odone, o Tricolor iniciou a temporada enfrentando muitas dificuldades, tendo que demitir o treinador uruguaio Hugo de León após os maus resultados. Para o seu lugar, o então diretor Mário Sérgio trouxe Mano Menezes, que dirigiu o Imortal em toda a Segunda Divisão. Além disso, o Grêmio precisou vasculhar o mercado em nome de reforços.

Um deles foi o ex-lateral Patrício, oriundo do Caxias, que completa 47 anos no dia de hoje. Já tendo tido uma passagem pelo Tricolor no início dos anos 2000, o defensor tornou-se uma das referências do clube em 2005. Além de titular, o lateral virou um dos líderes do time, consolidando-se na posição até o ano de 2008, quando foi para a Portuguesa.

Entre as maiores conquistas de Patrício no Imortal, estão o Campeonato Gaúcho de 2006 e 2007, além do título da Série B 2005, quando o ex-atleta foi protagonista de um dos maiores jogos da história do futebol brasileiro: a Batalha dos Aflitos.

Batalha dos Aflitos marcou a passagem de Patrício no Grêmio

No final de 2005, a Série B do Campeonato Brasileiro chegava ao seu desfecho e a última rodada seria definida. Duas partidas aconteceram simultaneamente: Santa Cruz x Portuguesa, no Arruda, e Náutico x Grêmio, nos Aflitos. O Tricolor Gaúcho precisava de no mínimo um empate para subir para a Série A, mas encontrou um ambiente hostil no Eládio de Barros Carvalho, mais conhecido como Estádio dos Aflitos.

O Náutico, adversário daquele duelo, precisava vencer a partida para subir de divisão. A partida foi tensa desde o início, estádio lotado e muita pressão sobre o Tricolor Gaúcho. A equipe pernambucana perdeu um pênalti ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, o árbitro marcou outra penalidade para o Timbu e acabou expulsando quatro jogadores do Tricolor por reclamação (entre eles Patrício, que deu um peitaço no juiz). Dessa forma, tudo parecia ter acabado, já que o Tricolor ficou com sete jogadores em campo.

Após isso, o ficou parado por muito tempo e a comissão técnica do Imortal ameaçou até mesmo abandonar o gramado. Quando tudo parecia estar realmente perdido, o goleiro Galatto defendeu o pênalti, saiu jogando rápido e o meia-atacante Anderson foi acionado no ataque. O jovem dominou a bola na intermediária, levou todos os adversários na conversa e marcou o gol do acesso do Tricolor, o tento do título da Série B de 2005. Tudo isso com apenas sete jogadores em campo.

https://www.youtube.com/watch?v=b_SzgKGTceE

Redação PG

Site gaúcho com as últimas notícias do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. Ao vivo, como assistir, próximos jogos, resultados, escalação, gols, mercado da bola, tabelas, estatísticas e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo