Vale a pena investir em Adriel, caso ‘entre nos eixos’? Grando e Brenno não têm bom histórico
A verdade é que toda a torcida do Grêmio – ou boa parte dela – se sentiu mais segura quando Adriel Ramos Vasconcelos, 22 anos completados em janeiro de 2023, assumiu a meta do Tricolor. Acabou o ‘suplício’ da busca por um goleiro, por altos valores, correndo contra a maré.
O terceiro goleiro rapidamente se tornou titular e não decepcionou: a estatura é ótima, isso se não crescer mais: 1,95m; joga bem com os pés, pega penalidades e não é ‘chama-gol’. Características estas dos demais goleiros do plantel gremista.
Falam em Gabriel Grando: fez uma grande partida contra o Cruzeiro FC, mas, como sempre: chamou gol, e levou um gol defensável.
Sem dúvidas, Brenno e Grando ajudaram o Grêmio a ser rebaixado em 2021 com suas falhas, e, se até agora não se tornaram confiáveis, dificilmente ocorrerá.
Apesar disso, têm bom valor de mercado, o que o Grêmio pode aproveitar. Brenno foi campeão olímpico em seu auge, e Grando, convocado para a Seleção de Tite.
Vale a pena manter um jogador que deu problemas? O futuro é incerto para Adriel no Grêmio
Vale lembrar que muitos dos grandes craques do futebol já se envolveram, e volta e meia se envolvem, em problemas.
Certo, um erro não justifica o outro, mas Adriel é muito jovem, recém fez 22 anos, idade ainda mais tenra para goleiros no Brasil, que costumam ‘amadurecer’ mais tarde. Adriel é frio. Lembra muito, sem exageros, o craque Dida, tanto física quanto tecnicamente. Ambos são baianos.
Pablo Bueno, o empresário, é um problema. ‘Aliciou’ Adriel. Guerrinha, identificado com o Inter, quem sabe se perguntou ao inexperiente atleta – em minutagem e ‘malícia’ – se ele tinha autorização do Imortal para dar entrevista, como era necessário e o ‘dinossauro’ das comunicações tem de saber?
Pablo Bueno é empresário de Ferreira. Que vive machucado e não tem jogado quase nada. Apesar de ser útil ao elenco e ter valor de mercado. Sem Ferreira, Renato Portaluppi centralizou Cristaldo e Vina, adiantou Bitello, e deixou de jogar com pontas – o que vem tentando novamente, pelas lesões, sem muito sucesso.
Pablo Bueno tem outros jogadores gremistas em suas mãos. Jovens da base. Estou com Renato e a direção gremista: dar outra oportunidade a Adriel. Não deve ser o ficha 1 para se vender, caso confirme que é um grande goleiro. Vinha sendo cogitado para as Olimpíadas de 2024, não ‘levaria’ uma vaga com mais de 23 anos.
É claro que muitos jornalistas querem Adriel fora do Tricolor.
Principalmente os identificados com o Inter. É claro que tem de haver disciplina, como disse Renato. E está sendo aplicada, com punições. Renato já declarou que “vai depender dele [Adriel]”, que deve ficar no banco de reservas contra o ABC amanhã (27) pela volta da Copa do Brasil. Mas disse que repensará o time contra o Cuiabá.
O Grêmio tem é de repensar os empresários que ‘sugam’ as porcentagens dos jogadores e os aliciam desde muito cedo; uma política de vigilância, de proteção aos garotos, de orientação. E, se possível, quando possível, banir certos empresários da Arena.
Eu ficaria com Adriel.
Ele errou algumas vezes, Grando e Breno vêm errando – dentro de campo – há anos. Grando ‘entregou’ contra o Cruzeiro. Após belas defesas. Continuou o mesmo. Prefiro ter mais segurança em campo e diplomacia fora dele.
E, Adriel, aproveite a segunda chance! O mundo do futebol é repleto de armadilhas. O Grêmio te projetou. Além de corrigir o extracampo, não se esqueça de melhorar ainda mais nos gramados, por exemplo: 1 contra 1 e saída do gol. Mas isso é com a minutagem e a experiência. E a coragem.