Veja o que o inglês Gerrard tem a ver com a mudança de posição de Lucas Leiva, meia do Grêmio
Autor de um dos gols da última vitória do Grêmio, contra o CSA, na última terça-feira (5), na Arena, em partida válida pela 33ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o volante Lucas Leiva tem crescido como armador da equipe de Renato Portaluppi.
Atuando em uma nova formação, o atleta deve muito ao ex-volante Steven Gerrard, atualmente técnico do Liverpool, tem muito a ver com o aprendizado de Lucas, que adaptou-se a diferentes funções no meio-campo. Segundo a observação do jornalista Matheus D’Avila, em vídeo postado hoje (6) no canal A Dupla no Youtube, Leiva jogava mais avançado quando saiu do Grêmio, precisando atuar de forma mais defensiva no Liverpool já que Gerrard era intocável.
Lucas Leiva mudou estilo de jogo após anos no Velho Continente
Após 15 anos atuando na Europa, o volante de 35 anos acabou voltando ao Tricolor nesta janela de transferências. Revelado pelo Imortal, o jogador foi negociado com o Liverpool, da Inglaterra, em 2007. Além do clube inglês, o atleta ainda passou pela Lazio, da Itália, antes de retornar ao Imortal.
Quando surgiu no Tricolor em 2005, Lucas Leiva era um volante múltiplo. Naquela época, o então jovem jogador era capaz de cumprir funções ofensivas, podendo atuar em algumas ocasiões como um terceiro homem de meio-campo. Com o passar do tempo, o atleta passou a se dedicar exclusivamente à defesa, principalmente após ter atuado em campeonatos físicos e táticos como os da Inglaterra e Itália.
No entanto, na última partida do Grêmio, contra o Sport, na Arena, Lucas passou a cumprir um papel de armador, em virtude da carência de jogadores para o setor. Muito criticado no primeiro tempo, o atleta conseguiu deslanchar na segunda etapa, marcando um belo gol na vitória de 3 a 0 sobre os pernambucanos.