5 vezes que o Grêmio derrotou um time do interior na final do Gauchão
O Grêmio está em busca de seu hexacampeonato seguido no Gauchão e, mais uma vez, terá um time do interior pela frente na grande final. Assim como já aconteceu algumas vezes nas últimas temporadas, o rival Internacional foi eliminado antes mesmo de chegar até a final. O adversário do Tricolor na decisão de 2023 será o Caxias, que garantiu sua vaga no último domingo (26), em pleno Beira-Rio.
Para aquecer os motores para a decisão, o Portal do Gremista relembra títulos do Gauchão conquistados pelo Imortal diante de equipes do interior.
Grêmio x Ypiranga – Gauchão 2022
No ano passado, o time comandado na época por Roger Machado duelou com o Ypiranga, que nesta temporada foi adversário na semifinal. Depois de passar pelo Inter na semi, o Grêmio venceu os dois jogos contra o Canarinho. Na ida, Lucas Silva anotou o único gol do jogo, de pênalti. Já duelo da volta, os zagueiros Bruno Alves e Rodrigues marcaram na vitória por 2 a 1, enquanto Erick descontou para o time de Erechim.
Grêmio x Caxias – Gauchão 2020
A final desta temporada será uma reedição da decisão de 2020. Naquela oportunidade, a equipe, que também era treinada por Renato Portaluppi, perdeu para o Caxias na finalíssima do primeiro turno pelo placar de 1 a 0, em jogo único, disputado no Estádio Centenário, com gol de Diogo Oliveira.
Já na decisão geral, depois de ganhar o segundo turno diante do Inter, o Grêmio venceu na ida por 2 a 0, fora de casa, com gols de Pepê e Everton Cardoso. Na volta, o Caxias virou para 2 a 1, com Laércio e Brunino, após o Tricolor sair na frente com Diego Souza, mas não foi o suficiente para evitar o título gremista.
Grêmio x Brasil de Pelotas – Gauchão 2018
O primeiro da sequência de cinco títulos que o Grêmio acumula atualmente foi conquistado sobre o Brasil de Pelotas. No ano de 2018, o Xavante fez um grande primeiro turno e avançou com líder para a segunda fase, eliminando ainda São Luiz e São José no mata-mata.
Já o Imortal foi apenas o sexto colocado na fase de grupos e teve o Inter pela frente nas quartas. Depois de deixar o rival pelo caminho, o time bateu o Avenida antes da decisão. Apesar do caminho difícil, o Grêmio sobrou na final. No primeiro jogo, goleada sobre o Brasil de Pelotas por 4 a 0, na Arena. Já na volta, novo triunfo, desta vez por 3 a 0, no Estádio Bento Freitas.
Grêmio x Juventude – Gauchão 2007
Em 2007, Grêmio e Juventude foram os líderes de seus grupos e já avançaram direto para a semifinal, enquanto Ulbra, Veranópolis, Esportivo e Caxias passaram por uma fase preliminar – o rival Inter foi apenas o quarto em seu grupo e acabou eliminado na fase de grupos.
Na semi, o Tricolor teve muitas dificuldades e precisou se superar contra o Caxias. Após sofrer 3 a 0 fora, a equipe treinada na época por Mano Menezes ganhou em casa por 4 a 0. A decisão também foi marcada por muitos gols.
No primeiro duelo, Grêmio e Juventude empataram por 3 a 3, no Estádio Alfredo Jaconi. Já no confronto decisivo, no Estádio Olímpico, o Imortal passeou e goleou por 4 a 1 para levantar o troféu.
Grêmio x Juventude – Gauchão 2001
No início do século, o Grêmio teve o Juventude pelo caminho em uma final de Gauchão disputada em 2001. Comando por Tite, o Imortal venceu duas vezes o Juventude, por 3 a 2, no Jaconi, e 3 a 1, Olímpico, para levantar seu 33º título naquela oportunidade. Atualmente, o Clube soma 41 troféus estaduais.