Você sabe quem foi ‘Formiguinha’? Confira a história espetacular deste ídolo do Grêmio
O Formiguinha, ídolo do Grêmio na história do clube
Há 90 anos atrás, no dia 22 de agosto de 1933, nascia um dos maiores ídolos da história do Grêmio, o Formiguinha azul, preto e branco. Ele, Milton Martins Kuelle, jogou toda sua carreira na equipe gremista, fazendo história como um dos grandes meio-campistas do clube.
Leia mais:
VAZOU a provável escalação do Grêmio contra o Cruzeiro e nós ficamos sem palavras
Como assistir AO VIVO Grêmio x Cruzeiro pelo Brasileirão 2023
Milton era considerado um jogador a frente do seu tempo na época, por conta dos seus atributos ofensivos e defensivos. O apelido Formiguinha vem daí, já que tinha um preparo físico mais qualificado em relação aos rivais, e ocupava quase todos os lugares do campo.
Segundo informações do ‘Grêmiopedia’, a estreia de Formiguinha pelo time profissional do Tricolor foi em 1952, em uma partida diante do Aimoré. Daí pra frente, disputou 511 jogos com essa camisa, marcando 129 gols e um aproveitamento de vitórias de 73.8%.
O primeiro título com o Imortal chegou em 1956, com a conquista do Campeonato Citadino de Porto Alegre, competição comum na época. Desde então, levantou mais 14 taças jogando pelo clube, ajudando a equipe a aumentar cada vez mais seu protagonismo na época.
Ao todo, venceu seis Citadinos da capital gaúcha, oito Gauchões e um Campeonato Sul-Brasileiro, no ano de 1962. O seu espírito de campeão também esteve presente para auxiliar a Seleção Brasileira, onde ganhou o histórico Pan-Americano de 1956.
Apesar das boas qualidades defensivas citadas, também está no TOP 10 de maiores artilheiros gremistas de todos os tempos. Em 2012, mais recentemente, foi convidado pelo Grêmio para participar de uma apresentação na inauguração da Arena, carimbando seu nome em todos os palcos que já foram casa do Tricolor.
Formiguinha
Nascimento: 22/8/1933 (90 anos)
Porto Alegre (RS)Meia que foi campeão do Pan-Americano de 1956.
Jogou toda a carreira no Grêmio, onde foi campeão Gaúcho entre 1956 e 60 e entre 62 e 65. pic.twitter.com/TCvGpdMJrP
— Protofutebol (@protofutebol) August 22, 2023