Você sabia que um francês já atuou pelo Grêmio?
Relembre quem foi o único jogador francês da história do Grêmio
Danlaba Mendy é o único francês que atuou no Grêmio toda a sua história. Com poucos registros, o jogador atuou em raros momentos com a camisa gremista. No auge dos seus 22 anos de idade, chegou ao Tricolor Gaúcho e iniciou a sua carreira profissional que na sequência passou por Troyes, Dieppe e Noisy-le-Sec, todos times da França.
Leia mais:
‘Caso Suárez’ não é novidade e já aconteceu nos tempos de Liverpool; entenda
De acordo com a Grêmiopedia, Mendy atuou em oito confrontos do Imortal e marcou um gol diante do Peñarol. O atleta impressionou muita gente no velho Estádio Olímpico por conta do seu porte físico, mas acabou não conseguindo acompanhar o ritmo dos treinos técnicos impostos pela comissão técnica da época.
No Grêmio, fez sua estreia em um GreNal, no Beira-Rio, em 1998, que resultou em derrota gremista por 1 a 0. A segunda foi diante do Paraná, no dia 9 de setembro daquele ano, no Durival Britto. Em campo, o Tricolor venceu o embate por 2 a 1. Nesta partida em questão, ele se tornou o primeiro francês a jogar em uma partida do Campeonato Brasileiro.
Ainda, conforme afirma Cesar Pacheco, ex-dirigente do Grêmio, o francês com nacionalidade de Senegal, veio ao time gaúcho para um intercâmbio e isso explicaria os poucos jogos e a falta de mais registros sobre o atleta.
“Ele estava fazendo estágio no Grêmio, isso posso garantir. Era estágio, não foi contratado como reforço. Um dia tivemos carência de jogadores, por lesões e suspensões, e aí o Danlaba foi relacionado para um jogo do Gauchão. Ficou ali, jogou mais uns jogos e deu no que deu”, explicou o profissional.