O que os últimos 10 campeões do Brasileirão fizeram e o que o Grêmio precisa fazer?
O panorama do Grêmio na corrida pelo título Brasileirão
O Grêmio, mesmo estando a 11 pontos de distância do Botafogo, líder atual, ainda sonha com o título do Brasileirão. Com somente 12 etapas restantes no torneio, a equipe terá um confronto vital contra o Botafogo no Rio. Outras equipes, como Bragantino, Palmeiras e Flamengo, também estão na disputa pelo troféu. De acordo com estudos realizados pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as chances do Tricolor Gaúcho levantar a taça são minimamente de 2,4%.
Leia mais:
URGENTE: Messi pode fazer Suárez ficar no Grêmio em 2024
O que Luan resolveu fazer na folga do Grêmio é INACREDITÁVEL
A matemática por trás das chances de vitória no Brasileirão
A UFMG, que tem experiência em previsões matemáticas para o futebol brasileiro, estabeleceu que alcançar 81 pontos praticamente selaria o título do Brasileirão para uma equipe. Porém, mesmo se o Tricolor Gaúcho garantisse vitória em todos os jogos que restam, só chegaria a um total de 80 pontos. Mas, alcançar a marca de 75 pontos já ofereceria quase certeza de vitória, com uma chance de 99,55%.
Analisando as pontuações dos campeões dos últimos 10 anos
Olhando para o histórico recente do Brasileirão 2023, os 80 pontos que o Tricolor poderia atingir seriam o suficiente para ganhar o torneio em seis das últimas dez edições. Por exemplo, Cruzeiro, Corinthians e Flamengo levantaram o troféu com pontuações de 76, 72 e 71 pontos, respectivamente, em suas campanhas vitoriosas. No entanto, em quatro dessas edições, uma pontuação de 80 não teria sido o suficiente para garantir o título.
Imagem destaque: Lucas Uebel/Grêmio