HistóriaÚltimas Notícias do Grêmio

1º título Brasileiro do Grêmio; relembre como foi a grande decisão de 1981

No dia 3 de maio de 1981, o Grêmio conquistava pela primeira vez o título de Campeão Brasileiro, 10 anos depois do nascimento da competição. O título foi conquistado em cima do São Paulo, em pleno Morumbi.

A grande final contra a equipe do São Paulo

O time do São Paulo era treinado por Carlos Alberto Silva e contava com inúmeros jogadores da Seleção Brasileira, como o goleiro Waldir Peres, os laterais Getúlio e Marinho Chagas, o zagueiro Oscar e o centroavante Serginho Chulapa. No jogo de ida, em Porto Alegre, o Grêmio conquistou uma vitória suada, por 2 a 1. Depois de sair perdendo, o Tricolor Gaúcho virou o jogo graças a Paulo Isidoro. O jogador estava recebendo muitas críticas após perder um pênalti na decisão.

No duelo de volta, o Grêmio entrou no Morumbi lotado por mais de 95 mil pessoas com a vantagem de ter vencido o primeiro jogo, no Olímpico. Nos primeiros minutos de pressão são-paulina, o Imortal Tricolor soube segurar-se atrás levando perigo nos contra-ataques puxados por Tarciso e Odair. O experiente goleiro Leão, defendendo a meta gaúcha, era um gigante embaixo das traves lutando contra o poder ofensivo dos paulistas.

Aos 19 minutos da segunda etapa, Paulo Roberto levantou a bola sobre a área adversária. Renato Sá, que havia entrado no lugar de Odair, ganhou de cabeça recuando a bola em direção ao atacante Baltazar, na entrada da área. O goleador gremista dominou a bola no peito e sem deixar cair concluiu de perna direita. O chute preciso encontrou o ângulo de um atônito Valdir Peres que, sem esboçar reação, apenas observou a bola descer pela rede de sua meta. Se o empate sem gols já dava o título ao Grêmio, a vantagem no marcador era a tranquilidade que faltava para aguentar a pressão são-paulina até o final do jogo.

Grêmio não era o favorito ao título

No início do campeonato, o time gremista não demonstrava a capacidade de ser campeão. Na primeira fase, havia se classificado em quarto lugar no Grupo B, atrás de Portuguesa, Operário-MS e Goiás. Na segunda, ficou em segundo, atrás do próprio São Paulo. Mas, aos poucos, o time foi evoluindo.

Na semifinal, contra a Ponte Preta, a torcida gremista lotou a casa com mais de 97 mil pessoas dentro do estádio Olímpico. Como havia vencido a primeira partida, em Campinas, por 3 a 2, a derrota por 1 a 0, em casa, não impediu que o Tricolor avançasse.

Arthur Chagas

Estudante de jornalismo em Belo-Horizonte (MG) Redator no site Portal do Gremista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo