5 curiosidades sobre Fábio Rochemback, ex-volante e novo integrante do Grêmio Fut7
Curiosidades sobre Fábio Rochemback, que está de volta ao Grêmio
O ex-volante Fábio Rochemback está de volta ao Grêmio, mas desta vez para atuar em uma outra modalidade. O ex-jogador, atualmente com 41 anos, é um dos nomes do elenco de futebol 7 do Tricolor Gaúcho. No último final de semana, Rochemback esteve ao lado de outros nomes que marcaram época no Imortal, como Danrlei, Léo Moura, Douglas, Rodrigo Mendes, Edilson, André Lima, Anderson Polga, Luís Mário, Cláudio Pitbull, Paulo Roberto, Alexandre Gaúcho e Mabilia durante a conquista da Taça Gramado de Futebol 7.
Leia mais:
Grêmio bate o martelo e oficializa a venda de 2 jogadores para Europa; saiba quem
Últimas do Grêmio: coletiva de Pepê, +2 craques na mira, Grêmio x Cuiabá e mais
Confira curiosidades sobre a carreira de Fábio Rochemback!
1) Início no rival e ‘rivalidade’ com Ronaldinho Gaúcho
Natural de Soledade, no interior do Rio Grande do Sul, Fábio Rochemback foi convidado ainda muito jovem para testes no Internacional. Na base do Clube, chamou atenção por conta dos dribles e cobranças de faltas. Com apenas 17 anos, o volante já chamava atenção de equipes do exterior e chegou a ‘rivalizar’ com Ronaldinho Gaúcho, sendo apontado como uma das grandes promessas do Estado.
2) Venda milionária ao Barcelona
Em 2001, o Barcelona, da Espanha, pagou 12 milhões de euros para contratar o meio-campista. Na equipe espanhola, ele conquistou títulos de menor expressão, com o Troféu Joan Gamper e a Taça da Catalunha, mas teve a oportunidade de atuar ao lado de grandes craques em torneios de peso.
3) Troca com joia portuguesa
Em junho de 2003, Fábio Rochemback foi anunciado como novo reforço do Sporting, de Portugal. O meio-campista foi envolvido pelo Barcelona em uma troca envolvendo o então jovem Ricardo Quaresma. Em solo português, ele chegou a ganhar destaque no primeiro ano, mas foi atraplhado por uma lesão na segunda temporada, perdendo seis meses. Já em 2005, depois de uma temporada aquém do esperado, ele acabou negociado com o Middlesbrough, da Inglaterra.
4) Status de craque na Terra da Rainha
Na equipe inglesa, Fábio Rochemback chegou com status de craque e, logo de cara, recebeu a camisa 10. Na temporada 2005/06, o brasileiro ajudou o Middlesbrough a chegar até a decisão da Liga Europa – o título, no entanto, ficou com o Sevilla, da Espanha. No entanto, ele voltou a sofrer com lesões que dificultaram sua sequência em alto nível.
5) Retorno ao RS para atuar no Grêmio e aposentadoria no outro lado do mundo
Já em agosto de 2009, após rescindir com o Sporting, Fábio Rochemback foi anunciado como reforço do Tricolor e chegou para ser titular. Logo em sua apresentação, diante da passagem pelo rival, ele assumiu sempre ter sido gremista. Depois de um período de readaptação no país, o volante recuperou o bom futebol e se tornou titular e capitão da equipe. No Grêmio, ele conquistou o título do Gauchão 2010.
Após deixar o Imortal, Fábio Rochemback acabou negociado com o Dalian Aerbin, da China. Do outro lado do mundo, o ex-volante disputou 51 jogos. Depois do término de seu contrato, ele chegou a negociar com Sport, mas, sem sucesso nas tratativas, optou por encerrar a carreira.