Há 65 anos, Grêmio aplicou chocolate histórico em rival gaúcho pelo Citadino
Grêmio aplicou chocolate histórico em rival do estado
Há exatos 65 anos, no dia 8 de janeiro de 1959, o Grêmio vencia rival gaúcho em jogo válido pela Campeonato Citadino no Estádio Olímpico Monumental. A competição já extinta era muito comum nessa época, reunindo diversos times de Porto Alegre, além de um ‘convidado especial’ nessa edição, o Aimoré, também conhecido como Índio Capilé.
O Tricolor começou com o pé direito na partida, sem dar chances para o time de São Leopoldo, Região Metropolitana da Capital gaúcha. Logo aos quatro do primeiro tempo, abriu o placar com o centroavante Juarez, e aumentando a vantagem três minutos depois, com o lateral-direito Orlando.
Ainda na etapa inicial, foi a vez do meio-campista Élton deixar a sua marca a favor do Imortal, transformando o placar em goleada. Já no complemento do duelo, o ‘formiguinha’ Milton Kuelle fez o quarto, o ponta-direta Giovani o quinto e o atacante Gessy fez o último gol do lado porto-alegrense. Toruca, de pênalti, descontou para o Aimoré aos 42 do segundo tempo.
Escalações
GRE: Germinaro; Orlando, Aírton, Ênio Rodrigues e Mourão; Élton e Milton Kuelle; Giovani, Gessy, Juárez e Vieira. Técnico: Oswaldo Rolla
AIM: Suli; Saul, Toruca, Marinho e Cido; Kim e Mujica; Soligo, Marino, Amaro e Gilberto. Técnico: Fortunato Tonelli.
Vale lembrar que, Oswaldo, é o terceiro técnico que mais comandou o clube na beira do campo em toda a história, somente atrás de Felipão e Renato Portaluppi. O treinador chamado de ‘Foguinho’, foi o responsável também por montar um dos melhores times do Grêmio, multicampeão nas décadas de 1950 e 1960.
Imagem destaque: Divulgação/Grêmio
Um Comentário