7 curiosidades sobre a passagem de Ronaldinho Gaúcho pelo Grêmio
Ronaldinho Gaúcho foi, indiscutivelmente, um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos. Marcou uma época com seus lances mágicos e influenciou uma geração inteira, que tem como um de seus discípulos, o craque Neymar.
7 curiosidades sobre a passagem de Ronaldinho Gaúcho pelo Grêmio
Ronaldinho fez parte do célebre elenco da Seleção Brasileira que foi pentacampeão em 2002. Fez história por onde passou, mas foi no Barcelona da Espanha onde recebeu seus prêmios de melhor jogador do mundo. Relembre 7 curiosidades de Ronaldinho quando vestia a camisa do Grêmio.
1. Promessa desde a infância:
Ronaldinho teve o grande espelho de sua carreira no irmão Assis, que foi um dos grandes jogadores do Grêmio nos anos 80. Em 1988, Assis pensava em trocar o Tricolor por uma equipe italiana e concedeu uma entrevista a Revista Placar, onde disse que o grande craque da família era o seu irmão mais novo, Ronaldo, com 7 anos na época.
2. Título da Copa do Mundo Sub-17:
Em 1997, Ronaldinho ainda fazia parte das categorias de base do Grêmio e foi convocado para a disputa da Copa do Mundo Sub-17, que seria disputada no Egito. Ele recebeu a camisa 10 amarelinha e foi o grande destaque da final, onde criou a jogada do gol de empate e deu assistência para o segundo gol.
3. Estreia como profissional:
Seu primeiro momento como jogador profissional pelo Grêmio foi justamente em uma Copa Libertadores da América. A edição de 1998 do torneio continental marcou a estreia do Grêmio contra o Vasco. Ronaldinho cobrou o escanteio que terminou com o gol de cabeça de Guilherme e o Tricolor venceu a partida por 1 a 0.
4. Primeiro gol de Ronaldinho com a camisa do Grêmio:
Não demorou muito para a jovem promessa gremista anotar o seu primeiro gol como jogador profissional. Foi novamente em uma partida de Libertadores, contra o Chivas, no Estádio Olímpico Monumental. Naquela mesma oportunidade, deu assistência para o segundo gol e a partida terminou com vitória gremista por 2 a 0.
5. Destaque no Gauchão de 1999:
Um ano após a sua estreia como profissional, Ronaldinho já era uma das grandes revelações do futebol brasileiro e teve o seu protagonismo na final do Campeonato Gaúcho de 1999. Em final disputada contra o rival Inter, Ronaldinho teve uma das suas melhores atuações com a camisa Tricolor. A partida ficou marcada pelos dribles em Dunga.
6. Estreia épica na Seleção Brasileira:
Depois do título do Gauchão em 1999, Ronaldinho foi convocado para a vaga de Edílson Capetinha, que foi cortado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo. Ele estreou na goleada por 7 a 0 sobre a Venezuela. Entrou na segunda etapa e marcou um golaço após aplicar um chapéu no zagueiro e bater cruzado.
7. Desistiu de retornar ao Grêmio:
No final de 2010, Ronaldinho estava insatisfeito no Milan e decidiu retornar ao Brasil para poder concorrer a uma vaga na Copa do Mundo de 2014. O Grêmio surgiu como interessado na contratação e após semanas de especulações, o próprio Ronaldinho declarou que se dependesse dele, já estaria no Grêmio. A negociação não avançou e o atleta fechou com o Flamengo.
Enfim, gostou da notícia?
Então, se inscreva no YouTube e nos siga em nossas redes sociais como o TikTok, Twitter, o Instagram e o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre o nosso Imortal Tricolor.
Imagem: Edison Vara/VEJA