Aproveitamento do Grêmio dá esperança de acesso para torcida
Tempo estimado de leitura: 2 minutos
O primeiro turno da Série B 2022 encerrou na última rodada. O Grêmio, por sua vez, empatou fora de casa contra o Brusque, pelo placar de 1 a 1, e ampliou a sequência invicta na competição. Agora, o escrete gremista está a 13 partidas sem perder.
Com 33 pontos somados na tabela e o quarto lugar garantido até então, o Tricolor Gaúcho tem um aproveitamento de 57,9%. Desde que a Série B é disputada no modelo de pontos corridos, somente em uma oportunidade a equipe que teve um aproveitamento maior ficou sem o acesso à Série A.
Em 2012, o São Caetano disputou as 38 rodadas da Série B e somou um total de 71 pontos, 62% de aproveitamento. Porém, empatou com Athletico-PR e Vitória no quadro geral e pelo critério de desempate acabou ficando na quinta colocação e não conquistou a classificação para a primeira divisão. Em 2022, se o Grêmio seguir a mesma regularidade do primeiro turno, o acesso virá naturalmente.
“Dentro da projeção está sim. Tem um ou outro ponto, a derrota em casa para a Chape, uma fatalidade, mais uma vitória fora de casa que seria possível. Contra o Ituano, tomamos um gol aos 49, hoje (terça-feira) não conseguindo sustentar o resultado de 1 a 0. Está dentro do planejamento, um pouquinho para menos, mas está”, disse Roger após empate contra o Brusque.
Como o Grêmio terminou o primeiro turno da Série B em 2005?
Na época, a competição tinha um modelo de disputa diferente. A Série B tinha duas fases, 22 equipes no total se enfrentaram na primeira fase, o equivalente ao primeiro turno de hoje. A segunda fase dividiria os oito primeiros em dois grupos de quatro e a partir disso as equipes iam se classificando. No entanto, após as 21 rodadas na primeira fase, o Grêmio ocupava a quarta posição, com 35 pontos somados, bem próximo da campanha que o Tricolor faz em 2022.