Últimas Notícias do GrêmioHistória

Baltazar marcou o gol do primeiro título nacional do Grêmio; por onde anda?

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Um dos jogadores mais importantes da história do Grêmio é Baltazar Maria de Morais Júnior, o centroavante marcou o gol que mudou o clube de patamar. Foi de seus pés que nasceu o tento que determinou o primeiro título de expressão nacional para o Tricolor Gaúcho.

Brasileirão de 1981 foi decido em dois jogos

O Campeonato Brasileiro de 1981 foi decidido em dois jogos. O primeiro foi no Estádio Olímpico, que teve vitória do Grêmio por 2 a 1 de virada. Paulo Isidoro foi o herói gremista marcando os dois gols que conferiram ao time gaúcho a vantagem de poder empatar na capital paulista na grande final para ser campeão.

Um golaço para a glória eterna

No jogo de volta no Estádio Morumbi, que recebeu um público superior a 95 mil torcedores, o Grêmio voltou a vencer. Aos 19 minutos do segundo tempo, Paulo Roberto levantou a bola para a área, Renato Sá serviu de cabeça à Baltazar. Na meia lua da grande área, o artilheiro matou com categoria no peito e num misto de jeito e força atirou no ângulo esquerdo de Valdir Peres, nascia o gol do primeiro título Brasileiro do Grêmio. A história do Imortal reiniciava.

Gols e títulos com a camisa gremista

Baltazar nasceu no dia 17 de julho de 1959 em Goiânia, no estado de Goiás, foi revelado para o futebol pelo Atlético-GO. No ano de 1978, ainda muito jovem, foi goleador do Campeonato Goiano. Em 1979 se transferiu para o Grêmio onde permaneceu até 1982. Com a camisa gremista foi bicampeão Campeão Gaúcho nos anos 1980 e 1981, sendo o artilheiro nas duas edições marcando 28 e 20 gols respectivamente, além de conquistar o título brasileiro de 1981.

Fé: a marca do artilheiro

Um dos fatos que marcou a trajetória de Baltazar no Grêmio ocorreu no jogo de ida da final do Brasileiro de 1981, o artilheiro perdeu uma cobrança de pênalti. Ao final da partida, em entrevista, o atleta se mostrou confiante e disse que: “Deus estava reservando algo melhor para ele”. Na finalíssima, foi dele o gol da conquista do Brasil pelo Tricolor Gaúcho.

Carreira dentro e fora do Brasil

Baltazar Maria de Morais Júnior era muito religioso e foi um dos primeiros jogadores a declarar-se atleta de Cristo. O jogador ficou conhecido pela alcunha de “Artilheiro de Deus”. O centroavante ainda jogou no Brasil por Flamengo, Palmeiras, Botafogo e Goiás. Em passagem pela Seleção Brasileira conquistou a Copa América de 1989. No exterior jogou e foi goleador no Atlético de Madrid-ES, passou também por Celta-ES, Porto-PT, Rennes-FRA, Kyoto Purple Sanga-JP.

Por onde Baltazar?

O “Artilheiro de Deus” se despediu do futebol em 1996 quando atuava pelo  Kioto, do Japão. Atualmente, Baltazar reside no Jardim Florença, em Goiânia-GO, e atua como empresário de jogadores de futebol. O goleador continua fiel a sua fé e tornou-se pastor, também preside a “Missão Atletas de Cristo do Brasil”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo