Você sabia? Pela primeira vez, técnicos estrangeiros são maioria no Brasileirão
Brasileirão 2023 está recheado de treinadores estrangeiros
Segundo levantamento do jornalista Eduardo Garcia, do portal Leouve, a 16ª rodada do Brasileirão 2023 marcou um fato histórico. Esta é a primeira vez que o campeonato nacional tem mais técnicos estrangeiros do que brasileiros sob o comando das equipes.
Leia mais:
Destaque do Flamengo projeta confronto contra o Grêmio pela Copa do Brasil
Grêmio prepara anúncio oficial de Luan nas redes sociais
Com as estreias do português Bruno Laje, no Botafogo, e dos argentinos Eduardo Coudet, no Internacional, e Ramón Díaz, no Vasco, o Brasileirão tem agora 11 técnicos estrangeiros no comando de algum clube brasileiro. Embora sejam muito cortejados, os ‘gringos’ estreantes não começaram com vitória.
Laje viu o Fogão reagir fora de casa e buscar um empate com o Santos por 2 a 2. O Inter de Coudet não criou muitas chances e ficou no 0 a 0 com o Red Bull Bragantino. Enquanto Gigante da Colina foi derrotado em casa pelo Athletico-PR por 2 a 0, mesmo com time de Ramón fazendo uma boa partida.
Desde a chegada de Jorge Jesus ao Brasil, em 2019, percorrendo até o momento atual com o currículo vencedor de Abel Ferreira, o futebol brasileiro tem contado com mais técnicos estrangeiros. Depois destes, Juan Pablo Voijvoda é o de mais destaque, levando o Fortaleza para a disputa de competições internacionais.
Até o momento, a lista é composta somente de portugueses e argentinos, mas com o aumento do número de técnicos estrangeiros, o Campeonato Brasileiro pode ganhar nomes de outros países também, quem sabe. Confira abaixo os técnicos estrangeiros presentes no país.
São 7 portugueses e 4 argentinos:
- Abel Ferreira (Portugal) – Palmeiras
- António Oliveira (Portugal) – Cuiabá
- Armando Evangelista (Portugal) – Goiás
- Bruno Lage (Portugal) – Botafogo
- Pedro Caixinha (Portugal) – Bragantino
- Pepa (Portugal) – Cruzeiro
- Renato Paiva (Portugal) – Bahia
- Eduardo Coudet (Argentina) – Internacional
- Juan Pablo Vojvoda (Argentina) – Fortaleza
- Jorge Sampaoli (Argentina) – Flamengo / adversário do Imortal na Copa do Brasil
- Ramón Díaz (Argentina) – Vasco