Brasileiros x estrangeiros: quem são os melhores técnicos do Brasileirão
Os últimos anos do futebol brasileiro passaram por incessantes mudanças, principalmente na casamata dos clubes com o grande números de técnicos estrangeiros que chegaram ao país. Só neste ano, o Brasileirão começou com 10 times comandados por treinadores de outras nacionalidades. Uma das exceções é o Grêmio, que conta com Renato Portaluppi à beira do campo.
Leia mais:
Na mira do Grêmio, atacante já foi chamado de ‘novo Messi’
Brasileiros x estrangeiros: quem são os melhores técnicos do Brasileirão
A tabela de classificação do Brasileirão expõe quem leva a melhor no confronto direto. As quatro primeiras colocações são ocupadas por técnicos que vieram de fora. O atual líder Botafogo é comandado pelo português Luis Castro, mesma origem de Abel Ferreira, do Palmeiras, que é o segundo colocado. O Flamengo aparece na sequência com Jorge Sampoli e o G4 fecha com o Atlético-MG, que até a décima rodada era comandado pelo argentino Eduardo Coudet.
Depois desses, aparecem os primeiros brasileiros. Fernando Diniz, do Fluminense e o técnico Renato do nosso Tricolor Gaúcho. Esses dois times fecham a zona de classificação para a Sul-Americana.
Ainda, dos duelos até aqui, foram 53 vezes em que um estrangeiro enfrentou um brasileiro e mais da metade (27) dos duelos foram vencidos pelos profissionais de fora do país — 50,9% . Os brasileiros levaram a melhor em apenas 14 embates (26,4%), o resto foi empate.