Coligay completa 46 anos e Grêmio faz homenagem
O Grêmio é chamado, muitas vezes, por torcedores de outros clubes, de ‘coligay’, ‘gazelas’ e outros nomes homofóbicos. O clube, que é tachado de racista, mas foi o primeiro da Dupla a acolher negros em seu plantel e tem vários ídolos negros, bem como o compositor de seu hino, é vítima de preconceito, mas chamado de preconceituoso.
Os principais xingamentos vêm do arquiinimigo – assim tem sido – do Tricolor Gaúcho , o Inter, que se diz ‘moralizador do futebol’; mas, além da impunidade já percebida por todo o Brasil, assim como os favorecimentos em campo, no apito e no VAR. Estes cantos homofóbicos, do Colorado e de outros clubes, não costumam ser punidos. O mesmo sofre o São Paulo FC, por exemplo.
O maior rival (até agora) do Tricolor tripudia da Coligay e chama os gremistas de ‘gazelas’, como mencionado. Logo eles, que têm casos de suposta homoafetividade com Taison, Bolívar, Cuesta e o ex-jogador e treinador Falcão. Mas isso não vem ao caso, são boatos. Ser gay, ou membro de uma torcida gay, não deveria ser motivo de vergonha.
E para o Imortal Tricolor não é. Por isso, hoje (10) o Imortal fez questão de homenagear a Coligay (extinta, atualmente) em seu Twitter oficial.
Há 46 anos, nascia a Coligay, uma torcida organizada muito acima do seu tempo. Frequentou as arquibancadas de 1977 a 1983 enfrentando a homofobia e a ditadura militar. Escreveu uma das páginas mais marcantes da história do Clube e do futebol brasileiro. Inesquecível! pic.twitter.com/rG5ifRimgh
— Grêmio FBPA (@Gremio) April 10, 2023
Comentários de torcedores do rival do Grêmio e de outros clubes são tristes
Em tempos de aceitação, respeito, o que não significa concordância, a violência no futebol só aumenta; isso pela impunidade do STJD, MPRS, FGF e CBF. A FIFA tem sido mais rigorosa na Europa, solapando boa parte da violência, mas os casos de racismo por lá ainda são frequentes, e jogadores brasileiros, muitas vezes vítimas.
É inacreditável que ainda uma ‘flauta’ seja chamar o clube rival de gay, no caso o Grêmio, o Clube de Todos, todas as cores, do azul, preto e branco e do arco-íris. Que vergonha, Internacional. Os ‘vexames’ só aumentam: torcida, jogadores, funcionários, direção, poder público vermelho. O futebol e o número de torcedores diminui.
INTER: 152 VITÓRIAS
GRÊMIO: 126 VITÓRIASABRAÇO GAZELAS BI-REBAIXADAS!
— PRA SEMPRE INTER 🇦🇹 (@_PraSempreInter) November 9, 2014
Música da morte do Fernandão
2×5 por inter 1×5 por athletico pr
Anapolina
Estadio alugado
Coligay
Vamos acabar com o planeta
Chora na CONMEBOL
Eliminado por Racismo
2xRebaixado
Tapetão de 92
115 anos sem mundial
Poltrona 36
Eterno filho do coloradoObrigado lembrar
— SCI 1909🇦🇹 (@Maninhosci1909) April 4, 2019