COLUNA PG | Grêmio: O novo comandante para 2025
Nome é pensamento "fora da caixinha"

Temporada pode marcar fim da Era Renato no Grêmio
Com o final de 2024 se aproximando, as conversas sobre o futuro do Grêmio começam a ganhar força, especialmente quando se fala em Renato Portaluppi. A verdade é que sua permanência à frente do clube parece estar em xeque. A sensação é de que estamos diante de um ciclo que se encerra, um processo marcado pela “fadiga dos metais” que, em termos futebolísticos, significa que os jogadores e a comissão técnica podem estar desgastados, precisando de um novo fôlego.
Renato é um ídolo do Grêmio, mas mesmo os grandes craques enfrentam desafios ao longo da carreira. O que me faz pensar que uma alternativa interessante para 2025 possa ser um nome com longa carreira no futebol Europeu: Rafael Benitez. Embora não haja informações concretas sobre esse possível movimento, a ideia de ter um treinador com a experiência e a visão do espanhol é instigante. Benitez tem uma carreira sólida, com passagens de destaque por clubes como Liverpool, onde conquistou a Liga dos Campeões, pelo Chelsea, onde levou o time a um título da Europa League, Real Madrid com a conquista do Mundial de Clubes, entre outros. Sua capacidade de adaptação e leitura de jogo é admirável e poderia trazer uma nova abordagem para o tricolor gaúcho.
Atlético-MG x Grêmio: Veja quem pode fazer valer a lei do EX
Novo nome para o Grêmio?
Mas o que mais me traz convicção neste nome é o quanto ele se entrega e se envolve com o clube que comanda. Um projeto e uma convicção são maiores do que qualquer coisa para este treinador. Em passagem marcante pelo Newcastle, Benitez resolveu ficar no clube para ser campeão da segunda divisão inglesa e posteriormente recusou treinar a seleção Espanhola para ficar no modesto clube do norte da Inglaterra. Características que, junto de um bom retrospecto como treinador, me agradam demais.
Uma mudança no comando poderia não apenas revitalizar o elenco, mas também marcar uma nova era no futebol brasileiro. A forma de ver o jogo está evoluindo, e um treinador com uma visão mais moderna e tática pode ser o diferencial que o Tricolor precisa para voltar a brigar por títulos.
A ideia de mudar para um treinador europeu é desafiadora, mas pode ser o passo necessário para reenergizar a equipe e a torcida. O Grêmio precisa de inovação e ousadia para se reposicionar no cenário nacional e mundial. Afinal, em tempos de transformação, é preciso ter coragem para se reinventar. Que venha a mudança!
Ex-jogador do Grêmio causa com foto inusitada nas redes sociais
Imagem: Newspix/REX Shutterstoc/SIPA