Como é o regulamento da Série B do Campeonato Brasileiro?
O regulamento da Série B do Campeonato Brasileiro é muito parecido com o da primeira divisão. O torneio é disputado por 20 times, que jogam em turno e returno, completando 38 jogos para cada. Em 2022 a competição começará em abril e acabará em novembro.
Vagner Mancini provoca a torcida do Corinthians e complica vida do Grêmio
Grêmio terá grande reforço para o jogo contra o Corinthians, diz Denis Abrahão
Troglodita Thiago Santos joga demais e vira artilheiro do Grêmio
Os quatro primeiros colocados confirmam vaga na Série A do ano seguinte e os quatro últimos colocados são rebaixados para terceira divisão nacional. Portanto, dos 20 participantes que disputam em um ano, somente 12 ficam para a próxima temporada, 40% dos membros são renovados.
A principal diferença para a Série A é que o torneio não dá vaga para a Libertadores e nem para a Copa Sul-Americana, ou Supercopa do Brasil. Aliás, os times sequer ganham premiação em dinheiro pela colocação ou pelo título. Então, aqui é a maior diferença.
O campeão da Série B costuma ganhar uma vaga em fases mais avançadas da Copa do Brasil. Portanto, esse é o maior prêmio do torneio, que vem sendo distribuído nos últimos anos. Não há outras diferenças em relação a estrutura da primeira para a segunda divisão.
Série B adota o mesmo formato da Série A desde 2006
A Série B passou a ter o formato de pontos corridos em 2006, com 20 times. Foi o mesmo ano que a primeira divisão passou a contar com 20 equipes. Desde então, a CBF não realizou mais nenhuma mudança.
Na Série B 2021, o regulamento impedia que um técnico treinasse mais de duas equipes. Ou que as equipes demitissem mais de um técnico. Ou seja, na prática, a mesma regra que foi adotada na Série A.
Enfim, gostou da notícia?
Então, se inscreva no YouTube e nos siga em nossas redes sociais como o TikTok, Twitter, o Instagram e o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre o nosso Imortal Tricolor.
Imagem: Futebol Stats