Como está a situação do Grêmio na Libra?
Veja como está a situação do Grêmio na Libra
As principais discussões nos bastidores do futebol brasileiro envolvem a criação de uma nova liga a partir de 2024, com promessas de muitos investimentos e retornos milionários para os clubes do país. Atualmente, os clubes estão separados em dois grupos, da Libra e Liga Forte Futebol, mas a fusão para criação de uma liga única não está descartada.
Leia mais:
Pênalti marcado em Coritiba x Grêmio gera debate na web
Números de Villasanti em Coritiba x Grêmio vão te deixar em choque; confira
Nesta quinta-feira (2), o jornalista Leonardo Oliveira, no site GaúchaZH, trouxe um panorama sobre a Libra, que conta com 18 clubes, entre eles o Grêmio. O grupo que o Tricolor Gaúcho está inserido segue atrás de um acordo com o fundo Mubadala para vender 20% dos direitos comerciais referentes aos próximos 50 anos.
No último mês de setembro, os clubes da Libra procuraram a Rede Globo visando negociar a venda dos direitos de TV para o período entre 2025 e 2030. A oferta apresentada pelos direitos de TV’s aberta e fechada, além de pay-per-view, segundo jornalista Rodrigo Capello, foi de R$ 1,1 bilhão por ano.
“O ponto aqui é que, pelo estatuto da Libra, Flamengo e Corinthians carregam neste primeiro momento o privilégio de contar com o mínimo garantido do qual dispõem no atual contrato. Outros clubes, como Grêmio, Atlético-MG, Palmeiras, São Paulo, Santos, Bragantino e Bahia, também têm direito ao mínimo garantido, mas em faixas menores“, explicou Leonardo Oliveira.
Segundo o jornalista, os avanços alcançados pela Liga Forte criam a expectativa pelas discussões envolvendo um Liga Unificada para organiza as Séries A e B do Brasileirão. Enquanto a Libra ainda não conseguiu nenhum acordo, os integrantes da LFF estão próximos de receber metade da venda dos seus 20%.
“É consenso entre os dois blocos de que se perde muito dinheiro com as vendas em separado dos direitos. Isso porque, com 40 clubes e uma Liga Única, há o atrativo de outras receitas possíveis com os direitos comerciais do campeonato“, acrescentou Leonardo Oliveira.
Imagem destaque: Renan Jardim / Grêmio / Divulgação