Por que o Cruzeiro sempre foi uma pedra no sapato do Grêmio?
Nesta terça-feira (2), a CBF realizou o sorteio dos próximos confrontos da Copa do Brasil 2023. Os 16 clubes que avançaram para as oitavas de final estavam, todos, no mesmo pote. Grêmio x Cruzeiro sobraram por últimos, consequentemente vão medir forças, mais uma vez, em uma disputa eliminatória. O primeiro jogo será realizado na Arena do Grêmio e a volta em Belo Horizonte.
Leia mais:
Cruzeiro apaga postagens zoando o Grêmio após sorteio da Copa do Brasil
Vice de futebol do Grêmio bate o martelo e revela o que achou de pegar o Cruzeiro nas oitavas da Copa do Brasil
Encontro de campeões entre Grêmio x Cruzeiro
O cartel, somando as conquistas do Imortal e do Cabuloso, coleciona 11 títulos do mata-mata nacional, seis Campeonatos Brasileiros e cinco Libertadores. O confronto direto entre os clubes encerra eliminações e títulos, o que dá um tempero especial para este novo encontro.
A estatística revela vantagem dos mineiros sobre os gaúchos, nos duelos decisivos. Em seis oportunidades de mata-mata, incluindo disputas nacionais e continentais, a Raposa levou a melhor cinco vezes. A vitória do Tricolor Gaúcho foi em 2016, na Copa do Brasil, quando se se sagrou pentacampeão.
Confira no quadro abaixo o histórico desses confrontos:
- Quartas de final Taça Brasil (1966): Cruzeiro
- Final Copa do Brasil (1993): Cruzeiro
- Quartas de final Copa Libertadores (1997): Cruzeiro
- Semifinal Copa Libertadores (2009): Cruzeiro
- Semifinal Copa do Brasil (2016): Grêmio
- Semifinal Copa do Brasil (2017): Cruzeiro
Agora em 2023, o time gremista tem a chance de igualar o clube mineiro em número de conquistas na competição nacional, o Tricolor busca o Hexacampeonato, já o clube de Minas Gerais tenta a sua sétima taça. Vale lembrar que os clubes já jogaram pelo Brasileiro deste ano e deu O Cabuloso, 1 a 0 em Minas Gerais.