5 curiosidades sobre Edixon Perea, ex-atacante do Grêmio
O atacante colombiano Edixon Perea foi um dos gringos que passaram pelo Grêmio na primeira década do século XXI. Após se destacar em seu país e passar pelo futebol europeu, o “El Ciclon” chegou ao Tricolor em 2008 e até hoje é lembrado pelos torcedores, que despertam sentimentos distintos quando o nome é citado.
Relembre curiosidades da carreira de Perea, ex-Grêmio!
-
Destaque no futebol colombiano
No ano de 2001, Perea iniciou sua carreira profissional com a camisa do Atlético Huila, da Colômbia. Logo na sequência, ele passou por Quindío e Deportivo Pasto, até chegar ao Atlético Nacional. Com a camisa da equipe de Medellín, o ex-atacante foi artilheiro, despertando o interesse do futebol europeu.
-
Frustração na França
Após ganhar destaque no Atlético Nacional, o colombiano foi negociado com o Bordeaux. No entanto, a trajetória e o desempenho de Perea no futebol francês foram atrapalhados por uma série de lesões.
-
Passagem pelo Grêmio
O Grêmio abriu os cofres na reta final de 2007 e pagou 1,3 milhão de dólares para contratar Perea. Os primeiros gols do colombiano saíram diante do Jaciara, pela Copa do Brasil, quando marcou quatro vezes na goleada por 6 a 0. Em 2008, o gringo integrou a seleção do Gauchão e teve a honra de marcar o gol de número 10 mil do Imortal, que saiu contra o Náutico, pelo Brasileirão.
Em 2009, Perea precisou passar por uma cirurgia no joelho esquerdo e ficou quatro meses parado. No mesmo ano, ganhou as concorrências no elenco de Alex Mineiro, Maxi López e Herrera. O retorno ao time titular aconteceu apenas em agosto, oito meses depois, e o colombiano balançou as redes na goleada por 4 a 1 diante do Flamengo.
Já em 2010, o ex-homem forte do futebol gremista Luiz Onofre Meira revelou que o Clube fechou um acordo de R$ 700 mil para rescindir o contrato do atacante, que tinha um custo mensal considerado alto.
-
Novas experiências longe de sua terra natal
Depois de deixar Porto Alegre, Perea passou por uma série de equipes de fora da Colòmbia. A primeira foi o Las Palmas, da Espanha. Logo na sequência, ele defendeu o Cruz Azul, do México, e Changchun Yatai, da China. Já entre 2013 e 2014, o gringo teve uma curta experiência no Budapest Honvéd FC, da Hungia. Em 2016, ele se despediu dos gramados com a camisa do América de Cali.
-
Oportunidades na Seleção Colombiana
No ano de 2004, Perea recebeu suas primeiras oportunidades com a seleção principal da Colômbia, após ter passagem pela base. Em 2004 e 2007, o ex-jogador chegou a ser convocado para disputara a Copa América.