Últimas Notícias do GrêmioFut7

7 curiosidades sobre Léo Moura, ex-lateral que está de volta ao Grêmio para atuar no Fut7

O Grêmio apresentou nesta semana seus mais novos reforços contratados para o time de Fut7, projeto que será retomado em 2023 após fazer grande sucesso entre 2020 e 2021, ficando paralisado durante a passagem do Clube pela Série B do Campeonato Brasileiro. Uma das novidades no elenco do Tricolor será o ex-lateral-direito Léo Moura, que terá a companhia de velhos conhecidos, como Maicon, Douglas e Edilson.

Confira agora curiosidades sobre a carreira de Léo Moura, reforço do Fut7 do Grêmio!

Início no Botafogo

A trajetória de Léo Moura no futebol iniciou nas categorias de base do Botafogo, Logo na sequência, ele acabou sendo emprestado para a base do Linhares, do Espirito Santo, ainda atuando como meia. Depois de se profissionalizar na equipe carioca, elo foi cedido ao Germinal Beer, da Bélgica, e também ao ADO Den Haag, da Holanda, retornando em 2001 para disputar o Brasileirão pelo Botafogo, já ingressando como lateral, após retornar de lesão.

Trio de peso no Vasco e transferência equivocada

Depois de surpreende e não renovar com o Botafogo, Léo Moura teve como destino o Vasco, onde se entrosou muito bem com a dupla de ataque, formando um grande trio com Romário e Euller. No entanto, ele optou por sair logo em sequência rumo ao Palmeiras. O próprio ex-jogador já admitiu ter se arrependido da transferência ao Verdão, onde foi rebaixado para a Série B.

Sucesso no Flamengo

O principal time na carreira vitoriosa de Léo Moura foi o Flamengo. O lateral ficou ligado ao Rubro-Negro entre 2005 e 2015, acumulando 519 partidas, com 47 gols marcados. Na equipe do Rio de Janeiro, ele venceu uma série de títulos, como um Campeonato Brasileiro (2009), duas Copas do Brasil (2006 e 2013) e cinco Campeonatos Carioca (2007, 2008, 2009, 2011 e 2014), além de quatro edições da Taça Guanabara e duas da Taça Rio.

Individualmente, ele recebeu a Bola da Prata, em 2007, e o Prêmio Craque do Brasileirão em quatro oportunidades (2006, 2007, 2008 e 2009). Com o desempenho pelo Flamengo, Léo Moura chegou a ser convocado pela primeira e única vez para a Seleção Brasileira em 2009, pelo técnico Dunga, para enfrentar a Irlanda, em um amistoso.

Passagem pelos EUA

Em 2015, Léo Moura optou por assinar com Fort Lauderdale Strikers, clube da North American Soccer League (NASL), uma espécie de liga de “segunda linha”, com o objetivo tornar esta liga mais conhecida mundialmente e elevá-la ao patamar da Major League Soccer (MLS), principal liga de futebol dos Estados Unidos. Apesar de ter assinado um contrato de três anos, ele se despediu após somente 10 partidas, sendo nove pela NASL e um amistoso contra a Ponte Preta, em Campinas, vencido por 4 a 0 pela equipe de São Paulo.

Experiência na Índia

Decepcionado com o nível do futebol nos EUA, Léo Moura tentou por algum tempo retornar ao Brasil, mas não teve sucesso na busca por um novo clube, e acabou assinado com o Goa, da Índia, no mês de agosto de 2015. No país, ficou com o vice-campeonato da Superliga Indiana e terminou como o principal “garçom” do campeonato, com oito assistências distribuídas.

Destaque no Santa Cruz e chegada ao Grêmio

Após retornar da Índia, Léo Moura atuou por pouco mais de um mês no Metropolitano, de Santa Catarina, até acertar com o Santa Cruz, em março de 2016. Já em maio, ele ajudou o clube a vencer a Copa do Nordeste. A campanha da equipe pernambucana no Brasileirão foi marcada com altos e baixos, com direito a uma boa arrancada no início, mas queda de rendimento e consequente rebaixamento à Série B no fim do ano. Em janeiro de 2017, o ex-lateral foi anunciado como novo reforço do Grêmio.

Primeiro gol da campanha vencedora do Grêmio na Libertadores

O primeiro gol de Léo Moura pelo Imortal foi marcante e fundamental no início da disputa da Copa Libertadores da América de 2017. No dia 9 de março de 2017, o lateral abriu o placar para a equipe comandada por Renato Portaluppi na partida contra o Zamora, na Venezuela, pela rodada inicial do torneio sul-americano. O camisa 7 Luan, de pênalti, anotou o outro gol gremista no triunfo por 2 a 0.

Após deixar o Grêmio, onde também faturou a Recopa Sul-Americana (2018), duas edições do Campeonato Gaúcho (2018 e 2019) e uma Recopa Gaúcha (2019), Léo Moura ainda disputou a Série C de 2020 pelo Botafogo-SP e se aposentou em março de 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo