Delegada fala sobre caso de racismo ocorrido em clássico GreNal pelo Gauchão Feminino
Na última quarta-feira (2), o Grêmio enfrentou o Internacional, em duelo de ida da decisão do Gauchão Feminino 2022. A partida terminou em empate pelo placar de 1 a 1, no estádio Beira-Rio. Portanto, as atletas do Tricolor Gaúcho relataram que sofreram racismo no GreNal.
De acordo com cinco jogadoras do Imortal, torcedores do Colorado cometeram atos de injúria racial durante a partida. Um dos alvos foi a atacante Luany, que ouviu a seguinte ofensa: “estou precisando de um espanador em casa”.
Delegada comenta episódio de racismo no GreNal
Após o duelo, as atletas do Imortal prestaram queixa sobre o ocorrido, inclusive sobre os gritos de “macacas” que ouviram durante a partida. De acordo com a delegada do caso, Ana Caruso, o suspeito pediu desculpas e disse que não queria dizer aquilo. Além disso, ela explicou que tem pessoas que não sabem o que é racismo estrutural.
“Ouvimos o suspeito. Ele disse que não foi aquilo, mas foi quase aquilo. Ele realmente disse ‘parece um espanador que eu tive na minha casa’. Mas ele disse que não se deu conta. No termo popular, foi sem noção. Ele pediu desculpas. Vamos ver se eles conversam ou se seguimos com o inquérito. Ele se mostra bastante arrependido. Tem pessoas que não entendem o que é o racismo estrutural. Elas não se enxergam racistas”, disse a delegada sobre caso em GreNal.