É campeão! Grêmio vence o Ceará e conquista o Brasileirão de Aspirantes 2021
O Grêmio foi a campo na tarde desta quarta-feira (27), em busca de uma reversão no duelo de volta da grande final do Brasileirão de Aspirantes, e de fato conseguiu. Após ser derrotado na última semana por 2 a 1, fora de casa, o time gremista bateu o Ceará por 4 a 1, com gols de Bitello, Varela, Elias e Pedro Lucas, no segundo confronto, e conquistou o título da competição nacional.
Essa é a porcentagem que o Grêmio precisa para não cair no Brasileirão
Maurício Saraiva diz o que o Grêmio precisa fazer para não cair
O Tricolor, dirigido por Cesar Lopes, disputou 18 jogos em toda sua campanha pelo Campeonato Brasileiro de Aspirantes e conquistou com 10 vitórias, 5 empates e apenas 3 derrotas. Além disso, a equipe teve o melhor ataque da disputa com 42 gols marcados e apenas 17 gols sofridos.
Confira como foi o duelo entre Grêmio e Ceará pelo Brasileirão de Aspirantes
Primeiro tempo de Grêmio e Ceará pelo Brasileirão de Aspirantes
O duelo, que tinha tudo para ser estudado desde o principio, começou muito movimentado, tanto que o grêmio abriu o placar de forma relâmpago, com exados 45 segundos de jogo. Em boa trama pela direita, iniciada por um lateral cobrado por Lucas Kawan, o centroavante Elias Manoel saiu da posição mais à frente e carimbou para Bitello, que surgiu como elemento surpresa. Ele adentrou a grande área e tocou na saída do goleiro cearense André Luiz. Que começo do Imortal. Grêmio 1 a 0.
Em um duelo final, tudo pode acontecer e, aos 4’, o Vozão empatou a disputa. O atacante Hélio Borges recebeu boa bola pela extrema direita, arrastou e cruzou rasteiro quando estava próximo a grande área, a bola desviou em Heitor e enganou Felipe Scheibig, que nada pode fazer. Tudo igual na Arena.
Até os 10 minutos o confronto entre Grêmio x Ceará foi extremamente franco, com ambas as equipes buscando o ataque de forma vertical, mas os sistemas defensivos conseguiram suportar a pressão.
No entanto, o Tricolor espelhou o placar de ida aos 13’, com mais um gol vindo dos homens de meio. O extrema Wesley recebeu pela ponta direita e partiu para cima com muita velocidade. Ao invadir as proximidades da grande área, o atacante fez o cruzamento e encontrou Vini Paulista no lado oposto, que chegou batendo firme. A bola explodiu na trave e Jhonata Varela recebeu a sobra de cabeça, empurrando para o fundo da rede. O Vozão até reclamou do lance alegando impedimento de Thiago Rosa e Vini Paulista na jogada, mas o árbitro Paulo Vollkopf, apitou para o centro do campo e validou o gol.
Grêmio tomou conta das ações ofensivas e dilatou o placar
O Grêmio se manteve no ataque em busca da reversão do confronto de ida, e aos 19’ quase conseguiu isso. Vini Paulista arrancou pela esquerda e cruzou rasteiro, a bola passou por todo mundo e chegou em Wesley, que vinha fechando pelo lado direito. O atacante chegou batendo, mas a bola tocou na rede pelo lado de fora.
Após o 20º minuto, o Tricolor passou a compactar o time e agrupou as linhas de marcação quando não estava com posse. No entanto, assim que conseguia a retomada, trocou passes com muita paciência para encontrar os espaços precisos. Já o Ceará apostou tudo em jogadas verticais, mas acabou esbarrando no sistema defensivo gremista.
Todavia, depois de um período mais morno no duelo, o Grêmio voltou a marcar e reverteu o placar de vez.
Aos 31’, o atacante Vini Paulista, que estava bem no jogo, partiu para cima da marcação e bateu cruzado, o goleiro André Luiz ‘bateu roupa’ e Elias Manoel, artilheiro gremista, chegou conferindo o lance com um meio voleio e colocou o Tricolor na frente. 12º gol do centroavante do Grêmio na competição. 3 a 1 para o Imortal.
Com todas as ações do jogo em suas mãos, o Grêmio seguiu conduzindo o duelo como bem quis e, aos 41’, jogou um banho de água fria no princípio de reação do Alvinegro Cearense.
Após escanteio cobrado, a zaga tricolor fez o corte e a bola sobrou com Elias Manoel. O centroavante arrastou até a entrada da área e, com muita percepção e um toque de generosidade, rolou para Pedro Lucas, que dominou e colocou no canto direito de André Luiz.
Espetacular o primeiro tempo do tricolor. Fim da primeira etapa em Porto Alegre: Grêmio 4×1 Ceará.
Segundo tempo de Grêmio e Ceará pelo Brasileirão de Aspirantes
Os últimos 45 minutos do Brasileirão de Aspirantes também foram de tirar o fôlego. O Ceará, que precisava de dois gols para levar o duelo para os pênaltis, voltou com Jacaré no time em busca de mais velocidade e ímpeto ofensivo.
Já o Grêmio, que estava com o placar elástico a seu favor, apostou na entrada de Jefferson no lugar de Thiago Rosa, para ganhar em consistência defensiva.
No entanto, a primeira grande chegada da etapa final veio só aos 9’. O centroavante Cristiano, do Ceará, que não estava tendo muito espaço para jogar, recebeu pela intermediária e, sem pensar muito, soltou a bomba de muito longe. A finalização até assustou o arqueiro Felipe, do Tricolor, mas a bola passou sobre a meta gremista.
Aos 12’, o Vozão chegou novamente. Em falta lateral cobrada por Alessandro, o atacante Hélio Borges ficou com a sobra e soltou a bomba de fora da área, mas o arqueiro Felipe fez grande defesa e salvou o Grêmio.
Grêmio segura o marcador e conquista o título
Entretanto, após esse princípio de reação do Vozão, o Tricolor voltou a tomar as rédeas do jogo e voltou a trocar bons passes, além de recompor de forma rápida assim que perdia a bola. Em contrapartida, o Ceará até estava criando boas tramas, mas seguiu pecando no passe final.
Sem desistir em nenhum momento do jogo, o Alvinegro Cearense passou a atacar no ímpeto. Aos 21’, o time de Daniel Azambuja criou boa jogada pelo lado esquerdo e deixou com Hélio Borges. Ele dominou, fintou o defensor gremista e chapou na gaveta, mas o arqueiro Felipe, de mão trocada, afastou fez uma grande defesa.
Após o 22º minuto, o Vozão foi a luta e passou a frequentar o campo de ataque durante um bom tempo. Contudo, acabou esbarrando por diversas vezes no bloqueio defensivo gremista ou nas boas defesas e intervenções do goleiro Felipe.
Com o resultado confirmado e o confronto se encaminhando para os últimos minutos, a equipe gremista passou a prender a bola no campo de ataque até o apito final. Fim de papo na Arena. O Tricolor é campeão do Brasileirão de Aspirantes. Grêmio 4×1 Ceará
Cartões de Grêmio e Ceará pelo Brasileirão de Aspirantes
Amarelos
Grêmio: Émerson
Ceará: Marco Antônio, Jacaré e Alan Uchoa
Escalações:
Grêmio: Felipe Scheibig; Lucas Kawan, Ericson (C), Heitor e Thiago Rosa (Jefferson); Bitello (Gazão), Jhonata Varela e Pedro Lucas (Ronald); Wesley (Émerson), Vini Paulista (Juan Christian) e Elias Manoel. Técnico: Cesar Lopes.
Ceará: André Luiz; Natan, Klaus, Alan Uchoa (C) e Alessandro; Willian Oliveira, Pedro Naresi e Marco Antônio (Jacaré); Léo Rafael (João Victor), Hélio Borges (Jonathan Rogério) e Cristiano (André Magno). Técnico: Daniel Azambuja.
Enfim, gostou da notícia?
Então, se inscreva no YouTube e nos siga em nossas redes sociais como o TikTok, Twitter, o Instagram e o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre o nosso Imortal Tricolor.
Imagem: Lucas Uebel / Grêmio FBPA