Você não vai acreditar na estratégia do Grêmio para vencer o Flamengo
Renato abordou sobre tática para virar contra o Flamengo
O Grêmio surpreendeu a todos ao derrotar o Flamengo por 3 a 2 na quarta-feira (25), em uma virada emocionante na Arena pela 29ª rodada da Série A. Mesmo com a qualidade do elenco favorável ao adversário, o técnico Renato Portaluppi revelou a estratégia ousada que levou o clube à vitória, destacando a entrega do grupo, e até um pacto entre a diretoria e os jogadores.
Leia mais:
Zagueiro do Flamengo liga o modo sincerão e aponta motivo para vitória do Grêmio
Renato celebra vitória e projeta reta final do Grêmio
A estratégia do Imortal foi marcada por substituições determinantes no decorrer da partida. Ferreira, Nathan Fernandes e André Henrique entraram em campo e foram os responsáveis por marcar os gols da virada. O comandante explicou que a ideia de jogo envolveu uma postura reativa, visando explorar os contra-ataques.
No intervalo, o treinador pediu calma à equipe e fez ajustes táticos. Ele esperou até os 20 minutos do segundo tempo para ousar, abrindo mão do esquema com três zagueiros e apostando em jogadores ofensivos. Essa mudança de postura deu certo, e o Tricolor passou a jogar ofensivamente.
“Trabalhei a parte tática para defender bem e ter o contra-ataque. Não é fácil enfrentar o Flamengo. No intervalo, elogiei meu time apesar da derrota e acertei algumas coisas. (…) Coloquei atacante descansados, tirei um zagueiro e arrisquei um pouco mais”, enfatizou o professor.
Com essa vitória, a equipe alcançou 47 pontos e se manteve na sexta posição na tabela do Brasileirão 2023, na zona da pré-Libertadores. Agora, a equipe se prepara para uma sequência de dois jogos fora de casa contra os últimos colocados, América-MG e Coritiba. Apesar do discurso de cautela feito pelo próprio Renato, é uma chance clara do time gremista retornar ao G4 nas próximas rodadas.
Imagem destaque: Lucas Uebel/Grêmio